Na segunda-feira (12), um dos foguetes da empresa do bilionário Jeff Bezos, Blue Origin, caiu durante um voo não tripulado em uma região do Texas, nos Estados Unidos — a queda aconteceu cerca de um minuto após a decolagem. Como não havia nenhum tripulante, não houve feridos na ocasião.
O lançamento do foguete New Shepard levaria itens de instituições de ensino e estudantes ao redor do mundo ao espaço, com o objetivo de exibi-los em gravidade zero durante alguns minutos. Felizmente, a cápsula que estava carregando a carga conseguiu retornar à Terra por meio de um sistema de escape que a ejetou.
Até o momento, a Blue Origin levou 31 pessoas para a borda do espaço.
Imagem mostra momento da falha no lançamento da Blue Origin (crédito: Reprodução)
De acordo com os dados, o foguete estava voando a mais de 1.126 km/h em uma altitude de 8,5 mil metros quando a queda começou. Segundo a comentarista oficial do lançamento, Erika Wagner, a cápsula atingiu uma altitude de 11,3 mil metros ao ser ejetada do foguete.
Booster failure on today’s uncrewed flight. Escape system performed as designed. pic.twitter.com/xFDsUMONTh
Blue Origin sob investigação
Após a queda, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) anunciou que realizará uma investigação para entender o problema — o foguete estava programado para ser lançado há algum tempo, mas ocorreram atrasos por conta do clima na região. Agora, a Blue Origin só poderá realizar novos lançamentos depois da análise do órgão.
"Antes que o veículo New Shepard possa voltar a voar, a FAA determinará se algum sistema, processo ou procedimento relacionado ao acidente afetou a segurança pública. Essa é uma prática padrão para todas as investigações de acidentes", disse o FAA em nota oficial.
Categorias