O acidente nuclear de Chernobyl parou o mundo em 1986 devido à enorme gravidade do problema. Mesmo após 36 anos do acidente, o local ainda permanece cheio de segredos escondidos pela União Soviética, o que gera uma grande curiosidade das pessoas para saber como a cidade se encontra.
No intuito de sanar as principais dúvidas sobre o tema, trouxemos uma matéria completa sobre Chernobyl. Confira abaixo!
Onde fica Chernobyl?
(Usplash/Reprodução)Fonte: Usplash
A Usina Nuclear de Chernobyl está localizada ao norte da Ucrânia, a 130 km de Kiev – capital do país – e aproximadamente 20 km da fronteira com a Bielorrússia. O nome da usina faz referência a cidade de Chernobyl, que se encontrava nas redondezas do local.
Após o acidente nuclear, tanto a cidade de Chernobyl, como Pripyat, município da região que abrigava a maioria dos profissionais da usina, precisaram ser desocupados, fazendo com que as cidades se tornassem abandonadas.
Porque Chernobyl é importante para a Rússia?
O interesse da Rússia em Chernobyl está principalmente na rota entre a zona de exclusão da usina e a capital da Ucrânia. Segundo os especialistas, esse é o caminho mais curto para as tropas russas percorrerem e chegarem à cidade da Ucrânia.
No entanto, a tomada de controle da região pela Rússia também foi vista como uma maneira de impedir que a Ucrânia fizesse qualquer ameaça nuclear para se defender dos ataques sofridos.
Qual o nível de radiação em Chernobyl hoje?
(Unsplash/Reprodução)Fonte: Unsplash
Atualmente, o nível de radiação em Chernobyl está normalizado, o que permite até mesmo realizar um tour guiado em determinadas áreas da cidade.
Apesar dos níveis terem aumentado no começo do ano devido a invasão Russa, que ocasionou uma movimentação na região, eles já se encontram novamente adequados para o local.
O que acontece se entrar em Chernobyl?
Devido a normalização dos níveis de radiação ao longo dos anos, determinadas áreas de Chernobyl se tornaram seguras para visitantes. Porém, todos devem estar com um medidor de radiação para saber até onde eles podem ir ou quais locais evitar de entrar na cidade.
Para realizar uma visita a Chernobyl, é preciso contratar uma agência de viagens especializada, que irá fazer uma solicitação especial para o governo. No entanto, devido aos acontecimentos políticos dos últimos meses, as visitas à cidade fantasmas estão suspensas e sem data prévia de retorno.
Tem gente que mora em Chernobyl?
(Unsplash/Reprodução)Fonte: Unsplash
Atualmente, existem algumas pessoas que ainda moram nas regiões vizinhas a Chernobyl. Chamados de Samosely, os moradores do entorno se recusaram a deixar suas casas após o fatídico acidente de 1986. De acordo com o site Hiper Cultura, existem cerca de 130 moradores na cidade de Chernobyl.
Além disso, a região também abriga alguns grupos de pesquisadores, trabalhadores e militares que residem ali devido a objetivos profissionais. No entanto, devido ao risco da exposição prolongada à radiação, eles podem ficar por no máximo 15 dias no local.
Porque não se pode morar em Chernobyl?
Além de não ser recomendado morar no local devido aos riscos que uma pessoa pode sofrer ao ficar exposta a radiação por um longo tempo, também é preciso lembrar que o título de "cidade fantasma" não é uma brincadeira.
Atualmente, Chernobyl não conta com uma estrutura adequada e segura para oferecer uma boa qualidade de vida para moradores. Nem mesmo fazer uma horta no quintal de casa pode ser considerado uma prática segura.
Devido a esses motivos, o acesso à região é altamente controlado pelo governo ucraniano, como dito acima sobre a necessidade de possuir autorização especial para visitação.
Como estão os animais de Chernobyl?
Logo após o acidente nuclear, a flora e a fauna de Chernobyl foram fortemente afetados. Enquanto os animais terrestres morreram, os aquáticos sofreram com um processo de bioacumulação, o que trouxe desde problemas de reprodução, até efeitos que impactam seus comportamentos.
No entanto, ainda hoje alguns animais habitam a região, como é o caso de alguns cachorros. Apesar de não haver uma explicação lógica para o fato deles estarem nas cidades abandonadas, a estimativa de vida dos caninos que moram na zona de exclusão é de apenas 5 anos.
Em 2020, alguns vídeos começaram a circular na internet, mostrando que determinados animais selvagens também migraram para a região devido ao espaço e condições alimentícias que eles encontraram.
Chernobyl: conheça a minissérie da HBO que retrata o acidente nuclear
(HBO/Reprodução)Fonte: HBO
Chernobyl é uma minissérie da HBO lançada em 2019 para contar em detalhes a história sobre o maior acidente nuclear da história da humanidade.
Dividida em 5 capítulos, a produção aborda escândalos, segredos e informações divulgadas apenas alguns anos após o evento que impactou a vida de milhares de pessoas.
Desde sua estreia, a minissérie foi recebida com grandes elogios pelo público e pela crítica especializada, o que fez com que ela recebesse 19 indicações na 71ª Cerimônia do Emmy Awards, realizada no mesmo ano de estreia.
Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade!
Categorias