Muitas estrelas presentes no céu noturno chamam a nossa atenção por conta do brilho reluzente. Elas podem ter esse efeito por várias razões: a distância que estão da Terra, a presença (ou não) de nuvens de poeira ao redor, a pressão, a temperatura dentro do núcleo delas, entre outros fatores.
Se você tem curiosidade em saber quais são as estrelas mais brilhantes no céu, neste texto finalmente saciaremos a sua curiosidade. Confira a lista abaixo.
1. Sol
(Fonte: Exame)Fonte: Exame
A mais brilhante das estrelas que podem ser vistas da Terra, sem dúvida, é o Sol, o nosso famoso astro-rei. Localizado a cerca de 27 mil anos-luz do centro da nossa galáxia, a Via Láctea, e a 149,6 milhões de quilômetros da Terra, o Sol centraliza a vida no planeta com raios que são tão fortes que podem danificar permanentemente a nossa visão quando olhamos diretamente para o astro.
A magnitude dele é de -26,74, o que quer dizer que ele é cerca de 13 bilhões de vezes mais brilhante do que a próxima estrela mais brilhante, a Sirius.
2. Sirius
(Fonte: Titi Vidal)Fonte: Titi Vidal
Em segundo lugar está Sirius, que pertence à constelação de Cão Maior. O nome dela vem do grego seirios, que quer dizer brilhante. A estrela também está entre as mais próximas da Terra: está distante de nós a apenas 8,6 anos-luz.
Ela fica visível aos moradores do Hemisfério Norte durante o inverno e aos do Hemisfério Sul nos meses de verão. A magnitude de Sirius é de -1,46, sendo duas vezes maior que Canopus, que vem em seguida.
Além do nome Sirius, ela ganha os apelidos "Estrela do Cão" (ou Dog Star) e "Canícula" (que quer dizer Cachorrinho).
3. Canopus
(Fonte: Educalingo)Fonte: Educalingo
Canopus, da constelação de Quilha, fica em terceiro lugar entre as estrelas mais brilhantes no céu. Contudo, ela tem uma diferença importante em relação a Sirius: Canopus está a cerca de 315 anos-luz da Terra, enquanto Sirius está a apenas 8,6 anos-luz. Ainda assim, mesmo que Canopus esteja muito mais distante, elas estão próximas no nível de luz que emanam.
Canopus é uma estrela branca gigante que tem 65 vezes o tamanho do Sol. Ela é também muito mais brilhante que o astro-rei — embora, como dissemos, a luz dela não chegue aqui com tanta força por conta da distância a que está da Terra.
4. Alpha Centauri/Rigil Kentaurus
(Fonte: Star Facts)Fonte: Star Facts
Alpha Centauri (também conhecida como Rigil Kentaurus), da Constelação de Centauro, está a 4,37 anos-luz do Sol. Trata-se de um conjunto de três estrelas: Alpha Centauri A e Alpha Centauri B, que estão próximas no céu, e uma estrela anã mais afastada, chamada de Alpha Centauri C.
Alpha Centauri A tem cerca de 1,11 vez a massa e 1,52 vez a luminosidade do Sol; já Alpha Centauri B é um pouco menor que o Sol e tem 0,50 vez a luminosidade dela.
5. Arcturus
(Fonte: Meteorología en Red)Fonte: Meteorología en Red
Arcturus, da constelação de Boieiro, é conhecida por ser a mais brilhante estrela do norte celestial. É tida como uma estrela gigante, com diâmetro de 22,1 milhões de quilômetros, o que significa que ela é 30 vezes maior que o Sol e 1.733 vezes maior que a Terra. A cor dela é considerada média-alaranjada.
6. Vega
(Fonte: ThoughtCo)Fonte: ThoughtCo
Vega, da constelação de Lira, está separada do sistema solar por 25 anos-luz, o que a torna muito próxima do Sol. Trata-se de uma estrela nova, contabilizando 455 milhões de anos desde a formação dela.
Uma curiosidade de Vega é que ela tem um anel de gases e poeira ao redor, o que fez que os astrônomos imaginassem, inicialmente, que poderia se tratar de um planeta, e não de uma estrela.
7. Capella
(Fonte: BBC)Fonte: BBC
Capella, da constelação de Cocheiro (antes chamada de Auriga), é um sistema formado por duas estrelas gigantes e amarelas, que têm, respectivamente, 9 e 12 vezes o tamanho do Sol. Capella, aliás, consegue ser 150 vezes mais brilhante que o astro-rei — o que não significa que essa luminosidade chegue até nós.
O nome Capela vem do latim capella, que quer dizer cabrita. A constelação de Cocheiro simboliza um desenho em que se vê um homem segurando um chicote na mão direita e uma cabra na mão esquerda. A Capella, portanto, estaria na mão esquerda desse homem.
8. Rigel
(Fonte: Earthsky)Fonte: Earthsky
Rigel é a estrela mais brilhante da constelação de Órion. Trata-se de uma estrela super gigante e azul que tem 80 vezes o tamanho do Sol. Por conta de sua massa elevada, estima-se que ela terá um tempo de vida curto (para as estrelas, é claro) e que terminará numa supernova (quando uma estrela explode, deixando em seu lugar um buraco negro no céu).
Categorias