Este texto faz parte de uma série na qual o TecMundo apresenta as propostas para a ciência brasileira dos quatro candidatos à presidência com os maiores números de intenção de votos segundo a pesquisa Datafolha divulgada em 19 de agosto de 2022.
O candidato Ciro Gomes (PDT), no plano de governo entregue à justiça eleitoral, afirma que a ciência e o desenvolvimento tecnológico terão destaque no seu mandato. O documento também diz que os recursos públicos destinados à pesquisa serão aumentados nos próximos anos, sem dar mais detalhes.
Cientistas trabalham em laboratório de pesquisa (crédito: Shutterstock)
Além do dinheiro público, o candidato diz que pretende estimular o desenvolvimento de tecnologias em conjunto com empresas e com a consolidação de startups do setor, e coloca o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no papel de financiador e escritório estruturador de novos projetos.
Para um eventual governo, o projeto promete também modernizar o desenvolvimento de tecnologias verdes pela Petrobras, adotando ciência de ponta. Para o desenvolvimento de energia, aposta na indústria eólica (on-shore e off-shore) e do hidrogênio verde.
Segundo Ciro, a ciência e a tecnologia são ferramentas estratégicas na preservação ambiental, e o documento destaca o papel de institutos de pesquisa da Amazônia voltados para o desenvolvimento de novos produtos e formas de manejo.
A pesquisa científica também é lembrada nas propostas para a saúde. Ciro diz que destinará recursos para pesquisas envolvendo a criação de medicamentos baseados na biodiversidade brasileira.
Outro destaque é a promessa do uso de digitalização dos serviços do governo federal, com implementação da tecnologia de blockchain para automação de setores como o de compras públicas, com o objetivo de impedir fraudes e desvios de dinheiro público.
Confira o plano de governo do candidato na íntegra aqui.
Fontes
Categorias