A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou, na segunda-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos no território fluminense. O óbito, ocorrido na cidade de Campos dos Goytacazes, é o segundo causado pela doença no Brasil.
Conforme as autoridades de saúde municipais, a vítima foi um homem de 33 anos que estava internado no Hospital Ferreira Machado, onde foi transferido para um leito de UTI no último dia 19. O paciente apresentava baixa imunidade e comorbidades, que contribuíram para o agravamento do quadro, resultando na sua morte.
As pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas por profissionais da Secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes. Até o momento, nenhuma delas apresentou sinais de infecção pelo vírus monkeypox, causador da doença, de acordo com as informações oficiais.
Mais de 4.470 casos de monkeypox foram registrados no Brasil, até o momento.Fonte: Shutterstock
São 611 casos de varíola dos macacos no estado do Rio de Janeiro confirmados até agora, segundo o balanço mais recente da SES-RJ. O relatório indica a existência de 474 casos suspeitos, atualmente em investigação, e 751 descartados.
Com a morte por varíola dos macacos no Rio de Janeiro, o Brasil soma dois óbitos relacionados ao monkeypox. O primeiro aconteceu no mês passado em Uberlândia (MG), vitimando um homem de 41 anos que fazia tratamento para linfoma.
Fontes