Uma campanha de observação realizada pela equipe em terra da Missão Lucy, em conjunto com astrônomos amadores, conseguiu identificar um satélite ao redor do asteroide troiano de Júpiter Polymene.
A observação, cujo objetivo era medir os parâmetros de Polymene, como tamanho, localização e forma, foi surpreendida. Os dados apontaram que Polymene, era acompanhado por outro corpo celeste.
- Leia também: Quantas luas o planeta Júpiter tem e como elas são?
A análise dos dados demonstrou que Polymene tem aproximadamente 27 quilômetros de largura, em seu eixo maior, e sua lua, que está a 200 quilômetros de distância, teria por volta de 5 quilômetros de diâmetro.
A lua de Polymene só receberá um nome oficial depois de ter sua órbita confirmada.Fonte: NASA's Goddard Space Flight Center
Polymene faz parte de um grupo de asteroides chamado de asteroides troianos, que ficam localizados na órbita do planeta Júpiter. Eles são o alvo da Missão Lucy.
A sonda irá visitar os sete principais asteroides troianos de Júpiter.Fonte: Reprodução NASA/ Southwest Research Institute
A missão, lançada em 2021, irá visitar os sete principais asteroides troianos de Júpiter, e sua viagem tem um tempo previsto de 12 anos. A sonda foi batizada em homenagem a Lucy, primeiro ancestral fossilizado a dar pistas sobre a evolução da humanidade.
E assim como Lucy lançou luz sobre a evolução dos seres humanos, os pesquisadores esperam que a missão homônima, seja capaz esclarecer as dúvidas sobre a formação dos planetas e de todo universo.
Fontes
Categorias