Suplemento alimentar para pets: o que é, quando e como usar?

3 min de leitura
Imagem de: Suplemento alimentar para pets: o que é, quando e como usar?
Imagem: Unsplash

Você já ouviu falar em suplemento alimentar para pets? São produtos utilizados para complementar a dieta dos animais, em casos que haja carência de vitaminas, minerais, aminoácidos ou proteína.

Segundo médicos veterinários, também são indicados em situações que substâncias necessitem ser ingeridas e a alimentação cotidiana não supra essa demanda. Para humanos, os suplementos já estão na rotina alimentar.

No entanto, mães e pais de pet podem ter dúvidas sobre a necessidade de incluir na dieta de seus amados cachorros um suplemento canino. Isso porque a maioria das rações disponíveis no mercado oferecem todos nutrientes essenciais.

Porém, a suplementação é capaz de prolongar a ação dessas substâncias, garantindo dias mais saudáveis. Ficou curioso? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

É bom dar suplemento para cachorro?

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)Fonte:  Unsplash 

Quem se pergunta se suplemento alimentar para pets é seguro, pode ficar tranquilo que sua criação foi feita visando o bem-estar dos cães. Todavia, precisamos entender que nada deve ser oferecido ao seu aumigo sem a orientação de um médico veterinário.

Isso porque o produto é bom desde que o animal tenha necessidade de suporte pela falta de um nutriente. Assim como citado anteriormente, na maior parte das vezes, as rações são capazes de fornecer tudo que seu pet necessita, tornando contraindicado oferecer um suplemento sem controle.

Afinal, o organismo do seu cãozinho pode sofrer danos, resultando em graves problemas de saúde. Os principais casos em que seu uso pode vir a ser necessário são:

  • Diante de um diagnóstico de deficiência nutricional;
  • Durante o tratamento de alguma doença detectada;
  • Em virtude da idade avançada de seu pet;
  • Em virtude de problemas de saúde;
  • Na prevenção de doenças relacionadas a determinadas raças;
  • Em caso de problemas relacionados à digestão.

Atenção: em hipótese algum forneça um suplemento humano para seu cachorro. Mesmo que alguns possam ter características levemente semelhantes, o propósito das substâncias são muito diferentes.

Quais são os tipos de suplemento para cachorro?

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)Fonte:  Unsplash 

De modo geral, podemos dizer que existem dois tipos de suplementos alimentares para pets. O primeiro costuma ser indicado para completar nutrientes considerados essenciais que, por alguma razão, estejam em falta no organismo de seu cão.

O segundo, que recebe o nome de nutracêutica, é indicado para fornecer substâncias não necessariamente essenciais, mas sua presença traz benefícios extras ao animal. Confira um pouco melhor os principais exemplos de suportes à disposição:

Camomila

Utilizados para oferecer o mesmo tipo de benefício que a camomila tem em humanos: acalmar, reduzir estresse e melhorar a qualidade do sono.

Prebióticos e probióticos

Se um cão precisa melhorar a maneira como seu organismo absorve os nutrientes dos alimentos, os prebióticos podem ser a indicação do veterinário. Ainda por cima, eles auxiliam no equilíbrio da flora intestinal.

Colágeno, ácidos graxos e magnésio

Animais com dificuldade de andar ou dores no corpo podem vir a precisar de suplemento alimentar para pets com colágeno, uma vez que fortalecem as cartilagens e protegem as articulações.

Ômega 3, 6 e vitaminas

Suplementos para cães com ômega 3, 6 e vitaminas A e E costumam ser indicados quando o animal de quatro patas precisa melhorar a qualidade de sua pelagem. Seja torná-la mais macia, mais brilhosa ou para diminuir uma eventual queda do pelo.

Tablets minerais

Mais comuns de serem encontrados, os tablets minerais servem como mecanismos de manutenção da higiene bucal canina, mantendo o hálito fresco e auxiliando no combate a doenças comuns na região bucal, como tártaro e gengivite.

Fibras, carnitina e colágeno

Fibras e carnitina serão os ingredientes dos suplementos para cachorros com perda de peso. Já o colágeno vai atuar na flacidez da pele, fazendo com que volte à textura normal conforme o cão perca peso.

Cardo-mariano e alcachofra

Quando o fígado do seu pet é frágil, suplementos à base de cardo-mariano e alcachofra melhoram a saúde digestiva do animal e garantem a melhoria do bem-estar.

Quanto tempo pode dar suplemento alimentar para pets?

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)Fonte:  Unsplash 

A pessoa indicada a responder esta pergunta é o médico veterinário do seu cãozinho, pois ele está em contato com o animal e pode definir as necessidades do organismo dele.

Sabemos que a resposta pode ser um pouco frustrante, mas é a mais adequada. Isso passa, ainda, pelo fato de que alguns nutrientes precisam de limite de dosagem.

A vitamina A, por exemplo, é prejudicial se usada em excesso. Os doguinhos podem desenvolver problemas de coagulação, aumentando os riscos de trombose e do surgimento de coágulos.

Já o cálcio pode interferir no desenvolvimento ósseo de seu animal, principalmente os que se alimentam com ração de qualidade. O uso excessivo de cálcio pode causar danos irreparáveis a médio e longo prazo.

Restou alguma dúvida sobre o assunto? Não hesite em procurar seu médico veterinário de confiança. Com propriedade, ele poderá sanar todas as suas dúvidas.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com os amigos pais de pet, é sempre bom se manter informado!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.