A NASA acaba de selecionar 13 regiões próximas ao Polo Sul da Lua que podem ser o local de pouso da próxima missão tripulada até o satélite, a Artemis III - que será a primeira a levar uma mulher e uma pessoa negra à Lua.
As regiões foram escolhidas por possuírem terrenos próprios para o pouso, e também por ficarem próximas de áreas permanentemente sombreadas, o que vai permitir a caminhada dos astronautas por regiões inexploradas da Lua. Assim, eles poderão verificar a profundidade, distribuição e composição do gelo de água que já foram confirmados no satélite.
Veja abaixo o vídeo (legendado em inglês) sobre as regiões escolhidas.
A NASA salientou que cada local possui áreas potencialmente seguras para o pouso e possui bilhões de anos de história geológica preservada, que podem revelar segredos do universo ancestral.
Veja as 13 regiões candidatas a local de pouso:
- Faustini Rim A
- Pico perto de Shackleton
- Cume de Conexão
- Extensão do cume de conexão
- Aro 1 de Gerlache
- Aro 2 de Gerlache
- Maciço de Gerlache-Kocher
- Haworth
- Maciço Malapert
- Platô Beta de Leibnitz
- Aro Nobile 1
- Aro Nobile 2
- Borda Amundsen
Todas as regiões contêm locais que fornecem acesso contínuo à luz solar durante um período de 6,5 dias – duração planejada da missão Artemis III. Segundo a NASA, o acesso à luz solar é fundamental para a estadia de longo prazo na Lua, tanto como fonte de energia, quanto para minimizar as variações de temperatura.
Os potenciais locais serão, a partir de agora, discutidos com comunidades de ciência e engenharia. O feedback deve auxiliar na seleção de locais futuros e identificar potenciais regiões adicionais. A agência também vai trabalhar com a SpaceX, para confirmar as capacidades de pouso da nave Starship.
O envio da Artemis I, que dá início à série de missões para levar o homem novamente à Lua, está marcado para acontecer na próxima segunda-feira (29).
Fontes
Categorias