A missão Artemis I, parte do projeto ambicioso da NASA de levar pessoas até a Lua e, posteriormente, até Marte, foi lançada na madrugada desta quarta-feira (16), e você poderá acompanhar todo o trajeto da espaçonave em tempo real, pela internet!
Será possível acompanhar a espaçonave da missão online, por meio do Artemis Real-time Orbit Website (AROW). A Orion viajará para 40 mil milhas (quase 65 mil quilômetros) além da Lua por cerca de 25 dias, no primeiro teste de voo integrado com o foguete Space Launch System (SLS).
???? Beautiful view of @NASA_SLS and @NASA_Orion at Launch Pad 39B yesterday, Aug. 20, 2022, as seen from the Atlantic Ocean.
— NASA's Exploration Ground Systems (@NASAGroundSys) August 21, 2022
Photo: NASA/Sean Cannon pic.twitter.com/VA1wSFeKeq
Utilizando o AROW, qualquer pessoa com acesso à Internet poderá verificar onde a Orion estará e rastrear sua distância da Terra e da Lua, além de medir a duração da missão e a velocidade da nave.
O AROW está disponível no site da NASA e por meio da conta @NASA_Orion, no Twitter.
Como o AROW vai funcionar
O AROW apresentará os dados coletados por sensores na Orion enviados ao Centro de Controle da Missão no Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston, nos Estados Unidos.
O site vai fornecer dados em tempo real, assim que a Orion estiver voando sozinha. No site, será possível ver onde a nave estará em relação à Terra e à Lua, seguir o caminho da missão e visualizar seus principais marcos e características da Lua, incluindo informações sobre locais de pouso do programa anterior, Apollo.
O site também vai disponibilizar para download os dados da trajetória do voo da missão, chamados de efemérides, e um conjunto de vetores do estado da Orion — que descrevem precisamente onde a nave está localizada no espaço e como ela se move.
Segundo a NASA, os vetores podem ser utilizados por profissionais de dados, artistas e criativos para criar seu próprio aplicativo de rastreamento, visualização de dados e “qualquer outra coisa que imaginarem”.
A tecnologia do AROW também poderá ser aplicada a outras missões no futuro. E aí, interessou-se em acompanhar a Orion em tempo real?
Fontes
Categorias