O YouTuber Allen Pan autoproclama-se um apaixonado por cobras. Mas, segundo ele, "Deus cometeu um erro" quando as cobras perderam as pernas durante a evolução da espécie. Foi por isso que ele resolveu reparar o equívoco por conta própria.
Utilizando uma impressora 3D, ele produziu próteses que anexou em um tubo. Nessa engenhoca, o réptil pode pegar carona e caminhar por aí, de maneira que não fazia há mais de 150 milhões de anos.
No vídeo, o primeiro modelo das pernas deveria ser amarrado em torno do corpo do animal. Apesar de funcionar com uma versão de brinquedo do réptil, Allen explica que não usou o protótipo em uma cobra de verdade, já que poderia machucar o bicho.
Por isso ele elaborou a segunda versão, com próteses acopladas a um tubo de plástico aberto nas duas extremidades. O modelo permite que o animal entre voluntariamente no dispositivo e saia também quando quiser.
Uma vez dentro, o YouTuber pode controlar o movimento das patas artificiais através do computador. A brincadeira de Allen alcançou mais de dois milhões de visualizações no site.
- Leia também: YouTuber monta PC gamer dentro de uma privada
As cobras sempre despertaram a curiosidade das pessoas por não terem pernas e se moverem arrastando-se sobre as superfícies. Mas a biologia explica que não foi sempre assim. Da mesma forma como seus parentes lagartos e tartarugas, esses répteis também tinha patas.
Acontece que, em algum momento durante a evolução desses animais, as pernas perderam a utilidade e, pouco a pouco, foram se atrofiando, até quase desaparecem. Mas apesar de não as vermos mais, no corpo desses bichos ainda existem vestígios antigos do tempo que as cobras caminhavam sobre a Terra.
Fontes