Depois de comer uma grande quantidade de mel alucinógeno, uma filhote de urso marrom parece ter experimentado uma intoxicação e teve de ser resgatada em uma caminhonete. A “bad trip” aconteceu quinta-feira (11), na província de Duzce, no noroeste da Turquia.
Acredita-se que o animal tenha consumido o que é conhecido na região como “mel louco”.
Esse mel louco, ou “deli bal” em turco, é produzido e vendido legalmente por apicultores das montanhas Kaçkar, um local acima do Mar Negro, no leste da Turquia, onde floresce uma espécie nativa de rododentro que produz uma poderosa neurotoxina chamada grayanotoxina.
Nas redes sociais, o ministério da agricultura turco publicou um vídeo que mostra o resgate do animal.
Düzce’de bitkin halde bulunan yavru boz ayimizin saglik durumu iyi, ekiplerimiz tedavisine devam ediyor. @milliparklar
— T.C. Tarim ve Orman Bakanligi (@TCTarim) August 11, 2022
Balin dozunu kaçiran sevimli “kizimiza” bir isim verelim, adiyla yasasin?? ?? pic.twitter.com/dZsI2FcsIw
Naturalmente, as abelhas que se alimentam do néctar dessas flores vistosamente coloridas, irão replicar a toxina em seu mel, que assume uma coloração vermelho-lama de cheiro forte e sabor amargo. No entanto, para os consumidores que apreciam o alimento viscoso, é uma possibilidade de "curtir um barato".
O mel louco e seus efeitos
Fonte: monika1607/Pixabay/Reprodução.Fonte: monika1607/Pixabay
Chamado de “miel fou” pelos europeus do século XVIII, o produto não era considerado um alucinógeno, mas apenas um aditivo importado dos otomanos para dar um “toque especial” à cerveja. Atualmente a substância é vendida como um remédio natural, e tomado antes do café da manhã para tratar diversos distúrbios, de pressão alta a impotência sexual.
Assim como aconteceu com a ursinha, a ingestão excessiva desse mel causa uma queda na pressão arterial a níveis potencialmente perigosos e pode provocar náuseas, desmaios, convulsões, arritmia e, em casos raros, até a morte.
Felizmente, como pode ser visto no vídeo abaixo, a filhota de urso foi prontamente levada a um veterinário, onde foi tratada e se encontra em boas condições, segundo autoridades turcas.
Fontes