Enquanto se prepara para o lançamento da missão Artemis 1, que deverá ocorrer na manhã do próximo dia 29, a NASA já levou a bordo do megafoguete lunar Space Launch System (SLS) um equipamento para garantir que, mesmo sem humanos, a conversa seja animada na espaçonave Orion. É que, instalada em um iPad, a Alexa da Amazon estará embarcada.
Como parte de um experimento chamado Callisto, a assistente virtual utilizará a experiência do app WebEx da Cisco para demonstrar como a combinação de tecnologia de voz, inteligência artificial e videoconferência pode melhorar a forma como os astronautas vivem, trabalham e interagem com seus colegas na Terra.
Como a Alexa irá atuar na Orion?
Falando da parceria entre Lockheed Martin/NASA e Amazon/Cisco, o subgerente do programa Orion no Johnson Space Center da NASA, Howard Hu, explicou: “Posso imaginar um futuro em que os astronautas possam acessar informações sobre o status do voo e a telemetria – como orientação da espaçonave, níveis de abastecimento de água ou status da voltagem da bateria – por meio de comandos de voz simples”.
Para que a Alexa possa realizar uma videoconferência via WebEx com o centro espacial em Houston, um tablet com os dois utilitários “estará localizado no console central da Orion”, diz o blog da NASA.
Fontes
Categorias