Nos últimos dois anos, com a chegada da pandemia de Covid-19, a necessidade de isolamento social para diminuir o risco de transmissão da doença popularizou alguns processos na área da saúde, entre eles, a telemedicina.
Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de consultas foram realizadas por 52,2 mil médicos, sendo 87% primeiras consultas.
A Zurich Seguros, preocupada em oferecer os melhores produtos e serviços para os seus clientes, reuniu 5 benefícios da telemedicina que vão desde a redução de custos com deslocamentos até mais agilidade nos diagnósticos. Mas antes de você conhecê-los, sabia que existem diferentes frentes da telemedicina? Vem entender melhor.
A telemedicina é uma ferramenta importante para ampliar o acesso à saúde, principalmente em localidades remotas. (Fonte: Zurich)
Teleconsulta
A teleconsulta é uma consulta médica usual, feita de maneira remota com o apoio de tecnologias de comunicação como programas ou aplicativos de videoconferência.
Teleducação
O objetivo da teleducação é capacitar e atualizar o profissional, nas diferentes áreas do conhecimento, principalmente aqueles que estão afastados dos grandes centros. São cursos, aulas, treinamentos e capacitação, tudo feito de maneira remota.
Telediagnóstico
Um dos ramos da telemedicina que mais cresce no país. Os exames realizados são enviados para uma equipe especializada que irá analisar e interpretar as informações para gerar um laudo. Tudo online. O médico pode acessar os resultados dos exames pela internet pouco tempo depois.
Para além dos tipos citados acima, a telemedicina também é utilizada para discussão de casos clínicos, em aplicações práticas como cirurgias robóticas e muito mais.
Agora vamos às vantagens? Separamos 5 delas!
1. Conforto e atendimento qualificado
Basta uma conexão com a internet para ter acesso aos melhores médicos do país, nas mais diversas especialidades. Outro ponto positivo é poder tirar dúvidas simples sem a necessidade de sair de casa ou esperar horas no consultório.
2. Acessibilidade
Como os atendimentos são realizados por chamada de vídeo, o paciente não precisa se deslocar para receber atendimento médico. Pacientes localizados em regiões afastadas dos grandes centros e áreas remotas também se beneficiam.
3. Agilidade e qualidade
Os telelaudos – laudo médico analisado e assinado remotamente – proporcionam um diagnóstico mais ágil, uma vez que médicos e outros profissionais de saúde conseguem acessar os exames na web, sem que o paciente precise levar os resultados presencialmente.
Outro ponto positivo é a redução de custos com infraestrutura física, já que os documentos são armazenados em uma única plataforma, online, sem necessidade de gastos com impressão e armazenamento. O planeta também agradece.
4. Troca entre especialistas
Os médicos estão sempre trocando entre eles e discutindo sobre novas técnicas e tratamentos. As plataformas de telemedicina permitem a troca de informações entre profissionais por meio de áudio, imagens ou vídeos, o que aprimora a diagnóstico.
5. Menos exposição a doenças
Em tempos de infecções como a da Covid-19, evitar ambientes fechados como os consultórios é a melhor opção. O atendimento telemedicina 24h elimina o risco de exposição a doenças e traz mais segurança para o paciente e para o profissional de saúde.
A telemedicina passou a ser oferecida pela Zurich como assistência do seguro Zurich Vida Para Você (Fonte: Zurich)
Tecnologia a favor da saúde
Procurando oferecer serviços de acordo com as necessidades dos clientes, a Zurich incluiu atendimento por telemedicina no seguro de vida Zurich Vida para Você. Além das coberturas tradicionais já conhecidas como indenização por Morte e Invalidez por Acidente, por exemplo, é possível receber atendimento médico de qualidade no conforto da sua casa, 24 horas por dia.
Como funciona o serviço de telemedicina da Zurich
Os segurados podem acessar o serviço de telemedicina por meio da Tem Saúde, uma plataforma certificada e autorizada pelo Conselho Federal de Medicina, vinte e quatro horas após a emissão do seguro – caso o cliente escolha a assistência.
Passou em consulta online e o médico receitou uma medicação? Fica tranquilo, a receita é enviada para o e-mail do segurado. Simples e prático.
Ficou interessado? Acesse o site da Zurich, localize um corretor e saiba mais sobre o seguro Zurich Vida Para Você.
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