No próximo fim de semana acontece uma das chuvas de meteoros mais esperadas de todos os anos: as Perseidas. Com quase 60 estrelas cadentes por hora no seu pico, o espetáculo pode ser visto até mesmo sem o uso de telescópios ou binóculos.
Neste ano, entretanto, a claridade da lua cheia, que será uma superlua, pode atrapalhar um pouco os astrônomos amadores. Ainda assim, a tentativa de ver os objetos cruzando o céu vale a pena.
As Perseidas são a chuva de meteoros mais aguardada do anoFonte: Shutterstock
Todos os anos, o mês de agosto hospeda um espetáculo celestial: a chuva de meteoros conhecida como Perseidas cruza o céu noturno. Este ano o evento terá lugar no sábado, dia 13, nas primeiras horas do dia.
A lua cheia deve atrapalhar um pouco a visualização, mas as Perseidas são tão abundantes e brilhantes que ainda assim deve ser possível vê-las. Mesmo astrônomos amadores ou iniciantes podem achar facilmente esses objetos no céu.
Elas recebem o nome de Perseidas porque surgem na direção da constelação de Perseu, mas quem quer observar o show não precisa se preocupar com isso, pois elas vagam em todas as direções.
O fenômeno deve durar alguns dias, mas o pico será no sábado. Quem tem compromisso nessa data pode tentar fazer as observações outro dia, de preferência antes do fim de semana. O melhor horário para ver as Perseidas é logo após a meia-noite.
Como surgiram as Perseidas?
Quando um cometa viaja pelo espaço, ele deixa um rastro de detritos que marca o seu caminho. Foi isso que aconteceu em 1992, ocasião na qual o Swift-Tuttle cruzou a órbita terrestre.
Agora, todos os anos, atravessamos essa nuvem de poeira por volta do mês de agosto e alguns desses grãos de rocha deixados para trás acabam entrando na nossa atmosfera, gerando a chuva de meteoros.
Fontes
Categorias