Segundo informações do Royal Museums Greenwich (Reino Unido), durante o próximo sábado (30), acontecerá o pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, que ocorre anualmente entre os dias 12 de julho e 23 de agosto. O ponto mais alto da chuva deve começar por volta das 3h30 da manhã de sexta (29) para sábado (30), mas os meteoros podem começar a aparecer a partir das 2h.
A observação poderá ser realizada a olho nu, contudo, é importante verificar a previsão do tempo para garantir uma boa visualização — inclusive, a observação é melhor em locais com poucas luzes, como em cidades pequenas e regiões mais distantes.
Os meteoros Delta Aquáridas são restos rochosos do Cometa 96P Machholz, descoberto em 1986 por Donald Machholz. A observação possibilitará visualizar entre 10 e 25 meteoros por hora e, por conta da fase nova da Lua, o céu estará mais escuro e permitirá uma melhor visualização noturna.
Anteriormente, os cientistas acreditavam que os restos rochosos eram dos cometas Marsden e Kracht Sungrazing. Fonte: Shutterstock
Delta Aquáridas do Sul
O nome Delta Aquáridas foi escolhido porque o ponto de origem da chuva de meteoros parece estar na constelação de Aquário, próximo a uma das estrelas mais brilhantes, Delta Aquarii. Para a sorte dos brasileiros, a visualização geralmente é melhor no Hemisfério Sul por conta da altitude da chuva de meteoros durante o pico.
Há algum tempo, os cientistas pensavam que a chuva de meteoros tinha se originado na separação dos cometas Marsden e Kracht. Contudo, agora, os pesquisadores acreditam que o Cometa 96P/Machholz seja o responsável pela chuva de detritos.
Então, se você deseja visualizar a chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, deite-se em um lugar confortável próximo à natureza e longe da cidade, desligue todas as luzes ao seu redor e olhe para cima.
A lista dos eventos astronômicos mais importantes do mês de julho pode ser vista aqui.
Fontes
Categorias