*Aviso: você pode ver as primeiras imagens do telescópio James Webb aqui!
Uma coletânea de imagens coloridas e os primeiros dados espectroscópicos do Telescópio Espacial James Webb (JWST) serão divulgados nesta terça-feira (12) às 11h30 (horário de Brasília) em uma transmissão ao vivo feita pela NASA em parceria com as agências espaciais europeia (ESA) e canadense (CSA).
A primeira imagem do telescópio James Webb foi divulgada na segunda-feira (11) pelo presidente americano Joe Biden (Fonte: NASA, ESA, CSA e STScI)Fonte: NASA, ESA, CSA, and STScI
Na segunda-feira (11), o presidente americano Joe Biden divulgou uma das imagens que o equipamento coletou. Lançada como uma prévia do material, a foto mostra o conglomerado de galáxias SMACS 0723 visto como estava 4,6 bilhões de anos atrás.
Quatro outras fotos são esperadas para esta terça. Três foram tiradas das nebulosas Carina e Anel Sul ( que estão a 7.600 e 2.000 anos-luz de distância, respectivamente), e do Quinteto de Stephan, um grupo compacto de cinco galáxias localizado a 290 milhões de anos-luz da Terra.
A transmissão desta terça (12) pode ser acompanhada no vídeo abaixo:
A última imagem deve incluir a análise feita de um planeta que orbita uma estrela a 1.150 anos-luz de nós, revelando a composição química da sua atmosfera. Astrônomos de todo o planeta esperam que o equipamento nos permita encontrar novos lugares capazes de abrigar vida.
Quem quiser conferir a transmissão, poderá acompanhar pela NASA TV, no aplicativo e no site da agência ou nas plataformas Facebook, Twitter, YouTube, Twitch e Daily Motion. Conforme forem apresentados, os conteúdos também estarão disponíveis nas redes sociais da agência.
O Telescópio Espacial James Webb, lançado em dezembro de 2021, usará tecnologia de mapeamento infravermelho para aumentar nossa capacidade de olhar o espaço ao nosso redor.
Fontes
Categorias