Vacina universal contra gripe começa a ser testada nos Estados Unidos

1 min de leitura
Imagem de: Vacina universal contra gripe começa a ser testada nos Estados Unidos
Imagem: Shutterstock

Na quarta-feira (29), o Centro Clínico dos Institutos Nacionais de Saúde em Bethesda, Maryland (Estados Unidos), começou a primeira fase do ensaio clínico de uma nova vacina universal contra a gripe, que está sendo desenvolvida por pesquisadores do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID).

A vacina BPL-1357 e uma vacina placebo serão aplicadas em até 100 voluntários adultos saudáveis com idades entre 18 e 55 anos. Segundo o NIAID, a BPL-1357 foi desenvolvida com quatro vírus não infecciosos da gripe aviária com baixa patogenicidade e foram quimicamente inativados.

Na imagem, um voluntário recebe a vacina BPL-1357 por via intramuscularNa imagem, um voluntário recebe a vacina BPL-1357 por via intramuscularFonte:  NIAID 

De acordo com um estudo realizado em animais, duas doses da vacina BPL-1357 foram aplicadas por via intramuscular ou intranasal em camundongos e, posteriormente, todos sobreviveram à exposição a doses letais de seis cepas diferentes do vírus influenza — incluindo cepas que não estavam na vacina.

“As vacinas contra a gripe que podem fornecer proteção duradoura contra uma ampla gama de vírus da gripe sazonal, bem como aqueles com potencial pandêmico, seriam ferramentas de saúde pública inestimáveis”, disse o diretor do NIAID, o médico Anthony S. Fauci.

Vacina universal contra gripe

Os voluntários devem concordar em renunciar à vacinação sazonal por até dois meses após a segunda dose da primeira fase de testesOs voluntários devem concordar em renunciar à vacinação sazonal por até dois meses após a segunda dose da primeira fase de testesFonte:  Shutterstock 

Segundo o NIAD, a primeira fase do estudo será realizada com voluntários randomizados em três grupos e eles receberão duas doses de vacina ou duas doses de placebo em um intervalo de 28 dias — assim como nos camundongos, os participantes receberão por via intramuscular ou por uma solução salina intranasal. O primeiro grupo receberá o placebo via nasal e vacina via intramuscular, o segundo grupo receberá o oposto, já o terceiro receberá placebo por ambos os métodos.

O estudo será realizado por cerca de sete meses e, por isso, os voluntários devem retornar todos os meses para entregar amostras de sangue e de mucosa nasal. Inclusive, os participantes não podem ter recebido outros tipos de vacinação contra a gripe nos últimos dois meses antes do início da primeira fase.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.