Nunca é muito tarde para adquirir o hábito de observar o céu e se maravilhar com os eventos celestes que embelezam o céu noturno de janeiro a janeiro. Aprender a reconhecer constelações e suas estrelas principais, a observar os planetas e buscar o risco da viagem dos meteoros na atmosfera da Terra é um caminho sem volta para dentro do mundo da Astronomia amadora. Que tal começar essa aventura no mês de Julho?
Os destaques astronômicos do mês de Julho contam com o espetáculo lunar no dia 13, quando ela estará muito próxima de sua aproximação máxima da Terra pela segunda vez no ano (em um total de 3 vezes), e poderá aparecer um pouco maior e mais brilhante do que estamos habituados em uma Lua cheia comum.
Comparação entre os tamanhos da Lua no céu durante sua máxima aproximação e máximo afastamento em 2012.Fonte: Catalin Paduraru
O evento celeste mais marcante do mês, porém, será o pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, também conhecida como Delta Aquáridas Austrais! Essa chuva de meteoros é produzida pela passagem da Terra, ao longo de sua órbita, pelos detritos rochosos deixados pelos cometas Marsden e Kracht.
A chuva de meteoros Delta Aquáridas ocorre anualmente entre os dias 12 de julho a 23 de agosto (algumas variações estimam entre 14 de julho a 18 de agosto) e, este ano, ela atingirá o pico de atividade na noite do dia 28 de julho e nas primeiras horas da manhã do dia 29 de julho, possibilitando a observação de até 20 meteoros por hora.
Esta será uma excelente oportunidade de ver essa chuva de meteoros porque a Lua estará em fase nova no céu, o que significa maior escuridão e mais facilidade para ver a passagem dos meteoros. O fenômeno será facilmente visível de todas as partes do Brasil (para aqueles que tiverem a sorte de estar sob céus limpos, é claro) e a melhor visualização será do local mais escuro possível após a meia-noite. Os meteoros irradiarão da constelação de Aquário, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu.
Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de julho de 2022
06/07: Lua em Quarto Crescente
10/07: Máxima atividade da chuva de meteoros Pegasídeos
13/07: Lua Cheia; superlua
15/07: Conjunção entre Saturno e Lua
18/07: Conjunção entre Júpiter e Lua
20/07: Lua em Quarto Minguante
21/07: Conjunção entre Marte e Lua
26/07: Conjunção entre Vênus e Lua
28/07: Lua nova
28/07: Máxima atividade da chuva de meteoros Piscis Austrinídeos e Gama Draconídeos
28 e 29/07: Máxima atividade da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul
29/07: Conjunção entre Mercúrio e Lua
30/07: Máxima atividade dos Alfa Capricornídeos
Céus limpos e boas observações!
Categorias