O diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin, afirmou no sábado (30) às agências TASS e RIA Novosti que a Rússia irá se retirar da Estação Espacial Internacional (ISS). Segundo a Bloomberg, a saída dos russos do laboratório espacial após quase 22 anos se deve às sanções impostas pela invasão da Ucrânia.
No início deste mês, Rogozin já havia ameaçado encerrar a missão da Rússia na ISS, a menos que EUA, União Europeia e Canadá suspendessem as sanções contra empresas aeroespaciais russas. Como tal não ocorreu, “a decisão já foi tomada”, afirmou o executivo, dizendo que o fim do trabalho na ISS será informado aos parceiros “com um ano de antecedência”.
Voando com "vassouras americanas"
Fonte: Roscosmos TV/Divulgação.Fonte: Roscosmos TV
O laboratório espacial que orbita a Terra constitui hoje um dos raros espaços do planeta onde ainda é possível algum tipo convivência entre russos e norte-americanos, apesar das tensões existentes desde a invasão da Ucrânia no dia 24 de fevereiro.
Tão logo foram decretadas as sanções econômicas pelos países do ocidente, Rogozin afirmou que os EUA poderiam se lançar ao espaço a bordo de "vassouras americanas". Referia-se ao fato de que, após a aposentadoria dos ônibus espaciais em 2011, astronautas americanos são transportados à ISS por espaçonaves russas Soyuz. Agora usarão voos privados.
Fontes
Categorias