Ran Anbar, pneumologista pediátrico, afirma que o uso da hipnose pode auxiliar no tratamento da diabetes. Essa técnica de manipulação psicológica pode promover controle de estresse, do medo de agulhas e da rotina de exercícios.
A mesmerização promove um estado de alta concentração no paciente durante o qual ele fica mais suscetível a sugestões. Entretanto, a ciência ainda debate os limites do procedimento.
A sugestão foi feita pelo médico em texto publicado pela revista americana especializada em psicologia Psychology Today.
Alguns pacientes de diabetes dependem da aplicação regular de insulina; a hipnose pode ajudar no tratamento (Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
A diabetes é uma doença que provoca a desregulação dos níveis de açúcar no sangue e pode ser congênita ou adquirida. No último caso, é provocada por diversos fatores, sendo a má alimentação um dos principais.
Segundo o especialista, em situações de estresse o corpo libera cortisol, hormônio que, entre outras coisas, estimula o consumo de açúcar armazenado. Esse metabolismo é uma resposta natural a situações de ameaça, já que a substância doce é fonte de energia.
Benefícios da hipnose
Anbar afirma que a hipnose ajuda, entre outras coisas, a manter o paciente mais calmo no cotidiano. Através da influência no subconsciente, é possível sugerir maneiras construtivas de reação para eventos adversos.
Além disso, o pediatra acrescenta que a hipnose pode ser usada para pessoas que tenham medo de se furar. É que tanto a medição do açúcar no sangue quando a aplicação de insulina são procedimento invasivos que fazem uso de agulhas.
Por fim o médico diz que em casos de diabetes causada por obesidade, o emagrecimento pode ser uma saída. A técnica, nesse caso, colabora com o paciente através de sugestões como “Eu gostaria de dimensionar meu corpo corretamente”.
Apesar do entusiasmo quanto à prática, não existem estudos científicos que comprovem os benefícios do uso da hipnose no tratamento da diabetes. Por outro lado, adotar hábitos saudáveis e uma dieta balanceada são excelentes na prevenção desse mal.
Pacientes da doença devem procurar um médico e seguir o tratamento recomendado, inclusive com o uso da insulina, se ela for receitada. Nenhuma terapia deve ser deixada de lado para fazer uso de alternativas como a hipnose.
Fontes