Andrew McCarthy é um astrofotógrafo: com ajuda do seu telescópio, ele tira fotos fascinantes do céu. Dentro de 27 dias, o autoproclamado "rapaz normal" embarcou em uma grande empreitada.
Como nunca havia visto em alta resolução o período de lunação no zênite, ele se lançou ao desafio. Entre uma lua nova e outra, tirou 2 milhões de fotos do astro. Com esse material foi capaz de reproduzir a dança do nosso satélite natural na esfera celeste.
I spent 27 days shooting over 2 million photos of the moon to capture how it dances in our sky. This is the most detailed “Lunation” I’ve ever captured. #astrophotography #space #opteam pic.twitter.com/SE8ctx7F7u
— Andrew McCarthy (@AJamesMcCarthy) March 9, 2022
Para obter as fotos, Andrew viajou pelo Arizona, Estados Unidos, durante um mês inteiro, capturando imagens da lua no zênite, ponto mais alto do céu. Durante a empreitada teve que desviar do tempo ruim e de nuvens de poeira que atrapalhavam o trabalho.
McCarthy postou o resultado nas suas redes sociais. O vídeo fascinante mostra as diferentes fases da lua, conforme o avanço do mês. Graças ao equipamento poderoso do fotógrafo, é possível ver até mesmo as sombras se formando sobre as crateras lunares.
A dança do astro, ou libração, é resultado da mudança da perspectiva do observador que ocorre graças ao eixo lunar, levemente inclinado, e do formato da sua órbita. Já lunação é o período de aproximadamente um mês entre duas luas novas.
Fontes
Categorias