De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Faculdade de Engenharia da Universidade da Califórnia em Davis, uma espécie de alface transgênica pode proteger os astronautas contra a perda de densidade óssea na microgravidade — a condição é comumente associada a longos voos no espaço.
Os pesquisadores revelaram que desenvolveram a alface com uma proteína de fusão projetada para permanecer estável na corrente sanguínea dos astronautas — foi realizada uma combinação entre o paratormônio (PTH) e uma proteína de anticorpo humano. A novidade transgênica foi desenvolvida pelo estudante Kevin Yates ao lado dos professores Somen Nandi e Karen McDonald do Departamento de Engenharia Química da Universidade da Califórnia.
Uma missão para Marte, por exemplo, pode demorar tanto tempo que demanda o cultivo de alimentos e medicamentos no espaçoFonte: Shutterstock
Cultivo no espaço
Os ossos humanos estão em constante equilíbrio, principalmente para aqueles que fazem exercícios físicos, contudo, a microgravidade interrompe esse equilíbrio e leva os astronautas a perder massa óssea. Por isso, a alface transgênica pode ajudar a manter a compostura do corpo humano.
O projeto é financiado pela NASA e pode servir como base para o cultivo de plantas no espaço, assim, os astronautas podem cultivar e se medicar com alface. Até o momento, a equipe está avaliando a quantidade de substância ativa que as alfaces podem produzir em cada folha e descobrir qual é o melhor momento de colheita.
Fontes
Categorias