Pesquisadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, criaram um robô capaz de aliviar a raiva de receptores de notícias negativas. Sua função seria mediar conversas por mensagem de texto, melhorando as interações sociais em meios digitais.
Chamado de OMOY, o robô distribui seu peso interno enquanto lê as mensagens, dando a impressão de emitir emoções para o receptor que o segura.
Os pesquisadores o testaram com a transmissão de mensagens como "Me desculpe, chegarei atrasado, esqueci do compromisso. Pode esperar mais uma hora?" para 94 pessoas.
A fala do robô acompanhada por mudanças na distribuição de seu peso reduziu em média 23% da raiva do usuário, 22% de seu impulso de vingança e 15% da motivação para evitar a situação, incentivando o perdão.
Quando o robô não apresentou movimentos e somente transmitiu a mensagem, a redução da raiva foi apenas de 3,5%, com quase nenhum efeito sobre o impulso de vingança ou sobre a motivação para evitar a situação.
O mecanismo é baseado inteiramente nos movimentos do peso interno, sem uso de gestos corporais ou expressões faciais. Pesquisadores o veem como forma de trazer um elemento humano que acompanharia a notícia face a face ou por telefone.
Já haviam sido realizados estudos modulando aspectos diversos para robôs sociais, incluindo expressões faciais, temperatura, vibração, sons, cores e outras características não-verbais. Este é o segundo estudo analisando movimentos no peso interno, sendo que o primeiro foi publicado por dois dos mesmos autores em 2020.
"Com o meio de comunicação digital escrito, a falta de feedback social redireciona o foco do remetente para o conteúdo da mensagem em si", diz Fumihide Tanaka, coautor do estudo e professor da Faculdade de Engenharia, Informação e Sistemas da Universidade de Tsukuba.
"Quando este discurso é acompanhado pelas devidas mudanças de peso, vimos que o usuário perceberia a 'intenção' do robô de ajudá-los a se acalmar", conclui Tanaka.
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