Um novo estudo constatou que pacientes de unidades de emergência se beneficiam da companhia de cachorros. Os animais ajudam a reduzir os níveis de dor, ansiedade ou depressão.
A pesquisa foi publicada na revista científica Plos One. O estudo foi realizado no Canadá, e os cientistas acompanharam mais de 200 pessoas atendidas no hospital local, que foram divididos em dois grupos: um recebeu a visita dos caninos e o outro não.
Tratamento de fofura: cães aliviam a dor e ansiedade de pacientes (Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Apenas 10 minutos na companhia dos cãezinhos foi o suficiente para causar diferenças significativas nos resultados. Os próprios pacientes relataram sentir dores menos agudas. Também disseram estar mais calmos e menos ansiosos.
A visita de cachorros em unidades de tratamento de saúde, orfanatos ou asilos não é uma novidade. Nos Estados Unidos estima-se que haja mais de 50 mil desses animais. O objetivo do estudo foi avaliar a extensão dos ganhos.
Os resultados comprovam a valor dessa terapia. O carinho de um filhotinho carinhoso e a companhia do animal afetam de maneira significativa a experiência do paciente, principalmente no ambiente hospitalar, que pode parecer hostil às vezes.
Com a dificuldade de acesso ao tratamento e o uso excessivo de analgésicos, é importante que a medicina busque por opções criativas e não farmacêuticas para melhorar a vida do paciente. Os cãezinhos despontam como uma alternativa eficiente.
ARTIGO Plos One: doi.org/10.1371/journal.pone.0262599