No último sábado (12), o MetSul, um dos principais fornecedores de informações meteorológicas do país, noticiou que sinais do outono 2022 já haviam começado a aparecer em várias cidades do Rio Grande do Sul, que registraram temperaturas entre 10ºC e 13ªC. A redução do nível de calor, que acena com "tardes de temperatura agradável" e noites mais frias, marca o começo oficial do outono no Brasil, na próxima segunda-feira, 21 de março.
Nesse dia, a Terra inclina seu eixo e sua revolução em torno do Sol de tal forma que a luz de nossa principal estrela incide perpendicularmente sobre a linha do Equador, ou seja, os dois hemisférios terrestres ficam iluminados da mesma forma, situação chamada Equinócio, que tem início no dia 20 e marca astronomicamente o início do outono no Hemisfério Sul.
Fonte: gastoninaui/Pixabay/Reprodução.Fonte: gastoninaui/Pixabay
As estações do ano no Brasil
No entanto, embora tradicionalmente anunciemos o início e o fim das quatro estações do ano, no Brasil elas não são assim tão evidentes. Há grandes diferenças entre os estados do sul e do norte. Como visto acima, no sul é possível observar algumas características marcantes das estações, como flores na primavera, calor no verão, queda de folhas no outono e frio no inverno.
- Leia também: Qual é o papel da tecnologia na previsão do tempo?
Já nos estados do norte e nordeste, há na prática apenas duas estações, verão e inverno, ou chuvas e seca. Isso acontece porque a maior parte do nosso país está localizada entre o equador e o trópico de capricórnio, local que apresenta pouca variação sazonal. De acordo com o MetSul a antecipação de "alguns dias outonais" se deve à influência do fenômeno La Niña, que ajuda a antecipar o frio do inverno.
Fontes
Categorias