Por meio de uma publicação no Diário Oficial do estado, o prefeito do Rio de Janeiro declarou suspensa a obrigatoriedade do uso de máscaras em qualquer ambiente. Eduardo Paes (PSD) explica que seguiu recomendação do Comitê Científico da cidade.
O município do Rio já registra queda continua no número de casos, internações e mortes causados pelo coronavírus graças ao avanço da vacinação. O político comentou na sua página pessoal do Twitter o anúncio.
Atendendo recomendação do comitê científico da prefeitura do Rio, edição extra do Diário Oficial nessa tarde libera do uso de máscaras em espaços abertos e fechados na cidade do Rio de Janeiro. Quando atingirmos 70% na dose de reforço, acaba tb o passaporte da vacinação. pic.twitter.com/T2ncXcjfG5
— Eduardo Paes (@eduardopaes) March 7, 2022
Com a nova medida, o Rio passa a ser a primeira capital do país a suspender o uso obrigatório da máscara. A partir desta terça-feira (8) repartições públicas, comércio, transporte, casas de show, academias e boates não serão mais obrigados a exigir o item.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse ao portal g1, que a exigência do passaporte vacinal será mantida até, pelo menos, o fim de março ou quando 70% da população adulta da cidade receber a dose de reforço - hoje o número está em 54%.
- Leia também: Quando acaba a pandemia — parte 2
A prefeitura ainda recomenda o uso de máscaras nos casos de pessoas com comorbidade e de crianças que não tenham recebido as duas primeiras doses dos imunizantes. Ainda assim, caberá a cada escola decidir por manter ou não o item.
Categorias