A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do medicamento Evusheld da farmacêutica AstraZeneca. O remédio é indicado para a profilaxia (prevenção) da covid-19, ou seja, ele pode ser receitado para pessoas que ainda não tiveram contato com o vírus.
Esse é o sétimo fármaco aprovado para o tratamento da infecção por coronavírus no país, mas é o primeiro com indicação profilática. Todos os outros seis são recomendados para o cuidado com pacientes que já tenham a doença.
Novo medicamento a base de anticorpos monoclonais foi aprovado pela Anvisa (Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
O remédio aprovado é composto por dois anticorpos monoclonais, cilgavimabe e tixagevimabe. Essas substâncias são proteínas desenhadas pelos cientistas com o objetivo de atacar um alvo específico, nesse caso o SARS-Cov-2.
O Evusheld será indicado para pessoas de 12 anos ou mais. A Anvisa considerou que o tratamento profilático é importante para pessoas que não possam se vacinar por alguma condição de saúde.
Administrado na forma de injeção intramuscular, é recomendado também para pacientes que tenham comprometimento moderado a grave do sistema imunológico. Por outro lado, ela não deve ser aplicada em pessoas que foram expostas ao vírus.
Apesar do novo tratamento, a vacina deve ser prioridade para todas as pessoas que sejam elegíveis. O esquema vacinal completo já está disponível no SUS para todos os brasileiros acima de 5 anos. Quem completou há quatro meses ou mais já pode receber a dose de reforço.
Fontes
Categorias