“Uma nuvem de formato curioso” – assim os principais meios de comunicação definiram uma cumulonimbus, formação de nuvens com grande extensão vertical que ocorre geralmente no verão, e assumiu uma forma singular nos céus de Brasília, na tarde de terça-feira (18). Logo apelidado de “nave espacial” ou “nuvem bomba”, o fenômeno nada mais é do que uma "nuvem cheia de raios", afirmou ao G1 o meteorologista Heráclio Alves.
E essa nuvem em formato de disco voador em Brasilia ?? pic.twitter.com/ML11KU9psi
— corinthitrouxa ???? (@LuisAgnes97) January 18, 2022
O que dizem os especialistas sobre a nuvem?
Para o meteorologista, a formação que recebeu muito destaque no Aeroporto Internacional de Brasília, tem cerca de 12 km de altura, da base ao topo, e pode representar um risco para os aviões. "É uma nuvem bastante densa, bonita, mas bem perigosa, principalmente para a aviação civil. As aeronaves sempre desviam das rajadas de vento dessa nuvem, que são bastante intensas", afirmou Alves.
Em sua conta no Twitter, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) esclareceu que a cumulonimbus foi o resultado da forte onda de calor ocorrida na capital federal na terça-feira (18). Para o órgão oficial da Meteorologia Brasileira, "esta nuvem pode gerar raios, ventos superiores à 80km/h, chuva intensa e até granizo".
Nuvem ou bomba atômica? pic.twitter.com/JltYhm07rL
— Ricardinho (@ri_cardiinho) January 18, 2022
Fontes
Categorias