Após quase dois anos em casa por conta da pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, o pesquisador e professor da Universidade de Meiji (Japão), Homei Miyashita, disse que sente saudades dos restaurantes ao redor do mundo e, por isso, teve uma ideia: criou um protótipo de televisão com uma tela "lambível" cheia de sabores.
A Japanese professor has developed a prototype lickable TV screen that can imitate food flavors, another step towards creating a multi-sensory viewing experience https://t.co/HeQzgsyInX 1/5 pic.twitter.com/01yXOqCMCy
— Reuters (@Reuters) December 23, 2021
Em outras palavras, ele desenvolveu um aparelho que oferece o sabor da comida que está sendo exibida na TV — é aí que entra a lambida. Por exemplo, em uma demonstração, uma das alunas de Homei experimenta chocolate diretamente da tela.
Como funciona a tela "lambível"?
Nomeado de Taste The TV (TTTV), o aparelho funciona quase como um acessório para a TV, já que ele produz sabores borrifados em um tipo de papel filme posicionado sobre uma tela plana. Para criar a experiência, o dispositivo tem dez tubos com diferentes aromas que se misturam e criam as combinações.
“O objetivo é tornar possível para as pessoas terem a experiência de algo como comer em um restaurante do outro lado do mundo, mesmo estando em casa”, disse o criador da TTTV.
Segundo o professor, o aparelho pode ser usado para diversos fins, como em um menu de restaurante ou para "experimentar" sabores que estão presentes em filmes e programas de culinária. Isso quer dizer que, por exemplo, você poderia assistir a uma receita em vídeo de salpicão e sentir o gosto do prato quase em tempo real.
Por enquanto, não existe previsão de lançamento para a TTTV, contudo, Miyashita revelou que uma versão comercial do aparelho custaria US$ 875 (cerca de R$ 4.929 na cotação atual).
Fontes