O cometa Leonard será visível por algumas semanas neste mês, quando passar pela Terra. Em sua viagem de 35 mil anos ao redor do sol, atingirá o ponto mais próximo do nosso planeta — "só" 34 milhões de quilômetros — no dia 12 de dezembro.
O cometa já pode ser visto no norte do planeta. Os moradores do hemisfério sul terão de esperar um pouco mais, até o fim do mês e início do próximo, quando, então, o objeto vai se distanciar demais da Terra.
Cometa Leonard será o mais brilhante do ano (Fonte: Nasa/Dan Bartlett)Fonte: Nasa
Como encontrar o cometa no céu
Após o dia 12, o melhor horário para encontrar Leonard será após o pôr do sol. O cometa deve ser visto na direção sudoeste, perto da linha do horizonte e junto ao planeta Vênus. Aplicativos como o Sky Map, Stellarium e Star Chart podem ajudar a localizar melhor o objeto no céu.
Descoberto quando passava por Júpiter e batizado de C/2021 A1, Leonard viaja a 250 quilômetros por hora e é considerado um cometa ultrarrápido.
Mesmo com essa velocidade, para observadores amadores, essa bola gigante de gelo vai parecer uma pequena estrela difusa e estacionária.
Para ver objetos celestes é recomendado ir até lugares altos e escuros. É importante também que o tempo esteja limpo e sem nuvens.
Brilho excepcional
É difícil prever, mas astrônomos prometem que ele será o objeto deste tipo mais brilhante do ano e talvez possa ser visto a olho nu. Ainda assim, especialistas ressaltam que moradores de grandes cidades podem necessitar do uso de equipamentos, como binóculos ou telescópios.
O brilho excepcional de Leonard é esperado devido a um efeito conhecido como "dispersão dianteira", no qual a poeira e os cristais de gelo que escapam do núcleo desse objeto refletem a luz do sol na direção do observador. Mas nem todos os cometas são favorecidos pelo fenômeno, por isso é preciso esperar e ver como ele irá se comportar.
Mas, mesmo que alcance as expectativas, observadores afirmam que, para quem acompanhou o cometa Neowise no ano passado, Leonard pode ser um pouco decepcionante.
A última passagem de Leonard pela Terra foi há milhares de anos, quando os neandertais ainda habitavam o planeta. E talvez nós sejamos os últimos humanos a vê-lo. É que pelo formato de sua órbita, ele deve ser lançado para fora do sistema solar no futuro.
Fontes
Categorias