O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (16), que a dose de reforço da vacina contra a covid-19 foi liberada para todos os adultos que já foram completamente imunizados (2 doses ou vacinas de dose única) há mais de 5 meses.
De acordo com a pasta, a partir da liberação, mais de 12 milhões de pessoas acima dos 18 anos já estarão aptas para tomar o reforço no mês de novembro. A notícia é importante porque somente idosos, profissionais de saúde e imunossuprimidos estavam autorizados a receber a imunização extra.
Além do anúncio da liberação da dose extra, o ministério também diminuiu de 6 meses para 5 meses o intervalo para tomar a dose de reforço.
#MegaVacinação Além de incentivar a vacinação dos que ainda não tomaram a segunda dose, a campanha também traz novidades: agora, TODA A POPULAÇÃO ACIMA DE 18 ANOS que tenha concluído a imunização há 5 meses já pode tomar a dose de reforço ???? pic.twitter.com/ryyRSjwZud
— Ministério da Saúde (@minsaude) November 16, 2021
"Ultrapassamos os EUA no percentual da população imunizada. Reforçamos que é fundamental a segunda dose para que se complete o esquema vacinal", defendeu o ministro Marcelo Queiroga durante coletiva de imprensa.
Além dos anúncios, foi lançada a campanha “MegaVacinação”. A ideia da ação é incentivar a população que ainda não tomou a 2ª dose a completar o calendário vacinal. Segundo o ministério, mais de 21 milhões de pessoas tomaram a 1ª dose e não voltaram aos postos de saúde para tomar a 2ª dose.
Fontes
Categorias