Na noite do domingo (7), um espetáculo premiou os observadores do céu noturno: a brilhante lua crescente de quatro dias passou a cerca de dois graus do planeta Vênus, proporcionando uma visão dos dois corpos celestes aparentemente muito próximos. Foi o auge de um fenômeno que teve início no dia 7 e vai ainda até o dia 11, com passagem do nosso satélite natural por Saturno e Júpiter quando visto da Terra.
Seguindo uma dica da NASA, vários astrofotógrafos presentes no Twitter ficaram ligados a partir da tarde de domingo, e publicaram suas fotos no microblog. Confira abaixo alguns momentos do encontro entre Vênus e Lua.
Infelizmente a câmera não ajuda, mas tava top. pic.twitter.com/GmjXSWFQMh
— fe nanda ??: Carrie a estranha (@fefefreiitas) November 8, 2021
Lindo demais pic.twitter.com/kjg0XLHcrm
— Mar7??| YOURS (@JKdeMenta) November 7, 2021
Before they set in SW, the #Moon and #Venus made a striking pair. Tomorrow, the Moon will be to the left of Venus. pic.twitter.com/R7ITu6E023
— Calgary RASC (@CalgaryRASC) November 8, 2021
Para quem perdeu esse "show" no domingo, um novo evento igualmente espetacular é esperado para este mês de novembro na noite do dia 18 para o 19: um eclipse lunar parcial, que ocorre quando a Lua fica parcialmente encoberta pela sombra da Terra durante um curto período. Embora ocorra em diferentes momentos, a NASA garante que o fenômeno será visível nas Américas do Norte e Sul. Veja abaixo o tweet-convite da agência americana:
Pssst… look up at the Moon tonight.
— NASA (@NASA) November 7, 2021
?? If you step outside just after sunset (and have clear skies), you’ll find a crescent Moon just about 2 degrees away from Venus. It should be really pretty, so don't miss it. Get more November skywatching tips: https://t.co/8goZY15apP pic.twitter.com/2HscghWTQQ
Categorias