A Justiça dos Estados Unidos decidiu, na quinta-feira (4), que é improcedente a reclamação da Blue Origin contra a NASA. A empresa de Jeff Bezos processou a agência espacial americana por ter assinado um contrato de US$ 2,9 bilhões com a SpaceX de Elon Musk.
Depois de uma licitação pública que visava inicialmente selecionar duas empresas, a NASA resolveu contratar apenas uma empresa para levar astronautas para a Lua nas próximas missões Artemis.
Excluída do processo, a Blue Origin reclamou da decisão junto ao US Government Accountability Office (escritório de responsabilidade do governo dos Estados Unidos), que negou a apelação da empresa no final de julho. Com isso, a companhia de Bezos resolveu entrar com uma ação na Justiça em agosto, alegando que a NASA “desconsiderou os principais requisitos de segurança de voo” na seleção da SpaceX.
Durante o processo, o desenvolvimento do Sistema de Pouso Humano (HLS) foi interrompido. Agora, com a decisão contrária à Blue Origin, a empresa de Musk deve retomar o trabalho junto à NASA a partir de segunda-feira (08).
Reações dos envolvidos
Bezos parece conformado com a decisão judicial contrária à Blue Origin. (Fonte: Flickr/Daniel Oberhaus/Reprodução)Fonte: Flickr/Daniel Oberhaus/Reprodução
Em comunicado, a companhia afirmou que o contrato lunar “requer um processo de aquisição sem preconceitos ao lado de uma política sólida que incorpore sistemas redundantes e promova a competição”. A Blue Origin ressaltou que “importantes questões de segurança com o processo de aquisição do Sistema de Pouso Humano que ainda precisam ser resolvidas”.
Not the decision we wanted, but we respect the court’s judgment, and wish full success for NASA and SpaceX on the contract. pic.twitter.com/BeXc4A8YaW
— Jeff Bezos (@JeffBezos) November 4, 2021
Pelo twitter, Bezos declarou que o resultado “não era a decisão que queríamos”, no entanto afirmou que “respeitamos o julgamento” e desejou “sucesso total para o contrato entre a NASA e SpaceX”, indicando que, provavelmente, a Blue Origin não entrará com recurso contra a sentença.
A NASA declarou que o desenvolvimento do trabalho com a SpaceX será retomado “o mais rápido possível”. A agência espacial disse que o estabelecimento da presença humana em um longo prazo trará oportunidades futuras para parcerias entre empresas e a NASA.
— Elon Musk (@elonmusk) November 4, 2021
A SpaceX não comentou a decisão, porém Musk tuitou uma foto do filme “Dredd” de 2012, com a expressão “Você foi julgado”, em resposta a um tweet de uma matéria da CNBC sobre o assunto.
Fontes
Categorias