De crimes, pegadinhas a até um erro gráfico confundido como fantasma em Florianópolis, o Google Maps já foi responsável por capturar várias cenas estranhas. Desta vez, um usuário da ferramenta no Reddit "descobriu" uma ilha com formato de triângulo isósceles e cor escura no Oceano Pacífico, o que gerou teorias de que o ponto seria um "buraco negro" ou foi censurada pelo serviço.
Os clientes na rede social brincaram com o autor da publicação falando que pode ser uma base militar secreta, um OVNI caído, a ilha de Lost ou até a porta para a "Terra oca". Respostas mais sérias especularam que a imagem na verdade é um atol, uma formação coralínea oceânica em formato de anel que apresenta uma espécie de lagoa no meio.
Imagem de satélite do GeoEye mostra uma aparência mais fiel; 94% da ilha é coberto por vegetação de acordo com um estudo de 2012Fonte: Reprodução/ Secretariado da Comunidade do Pacífico
A verdade é menos empolgante
Para a infelicidade dos criadores de teorias da conspiração, não existe nada de misterioso na imagem exibida no Google Maps. Segundo as coordenadas apresentadas na discussão, a foto representa a ilha de Vostok, da República de Kiribati no Oceano Pacífico — nordeste da Nova Zelândia.
De acordo com informações da enciclopédia Britannica, a ilha é inabitada e foi considerada um santuário da vida selvagem em 1979. A cor da formação geográfica no Google Maps pode ser devido à alta densidade de vegetação, que está sendo mal representada ou gerou um erro na imagem de satélite.
Uma rápida correção de cor já é capaz de mostrar o terreno com a aparência de uma ilha comum. Além das bordas de areia, o local conta com 94% de seu terreno coberto por vegetação.
Categorias