Uma experiência que engloba arte, ciência, conhecimento e biodiversidade, a Mostra Origens & Evolução é uma imersão na vida e obra do biólogo inglês Charles Darwin (1809-1882) desde a infância, passando por sua jornada de estudos e descobertas até a publicação do livro "A Origem das Espécies", publicado pela primeira vez em 1859.
Também acompanhamos seu exílio no campo e obras posteriores sobre o Homem. Disponível virtualmente de forma gratuita, a mostra está em cartaz presencialmente no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, até 30 de dezembro.
Darwin e a teoria da evolução
O naturalista Charles Darwin cursou medicina e artes e foi um dos cientistas mais importantes da história. Após cinco anos viajando a bordo de um navio inglês, o Beagle, Darwin publicou 25 livros e provocou o que é considerada a maior revolução no pensamento moderno com sua teoria da evolução das espécies.
Segundo sua teoria, a evolução é "descender com modificações": ele concluiu que as espécies mudam ao longo do tempo, dando origem a novas espécies que compartilham um ancestral comum. O mecanismo que Darwin propôs para essa evolução é a seleção natural.
Mostra Darwin: Origens & Evolução
A exposição, tanto presencial quanto online, contextualiza o processo que Darwin passou até a elaboração da teoria da evolução das espécies. A mostra conta a história usando 332 peças de acervos de história natural, obras de arte, instalações criativas e um ambiente imersivo com trilhas sonoras e peças criadas para o evento. Nas salas, são exibidas coleções do Museu Nacional, Museu de Ciências da Terra e do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
A exposição é dividida em quatro núcleos: “A ciência antes de Darwin”; “Um novo tempo”; “A jornada do Beagle” e “A origem das espécies”. Cada um deles traz diferentes elementos de uma das mais importantes teorias do pensamento moderno.
A curadoria, do estúdio M’Baraká, aborda o desenvolvimento da produção científica no Brasil, incluindo o intercâmbio de informações entre Darwin e naturalistas residentes em terras tropicais.
A nova edição da exposição, que já passou pelo Rio em 2019, tem curadoria científica do Museu Biológico do Butantan e do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP).
Visita virtual
Divido nas mesmas sala da exposição presencial, o modelo virtual de visita aborda temas como a domesticação de animais, manipulação genética de plantas, o DNA, a descoberta da extinção a partir da análise de um fóssil de mamute, a configuração do mundo antigo com o supercontinente Pangeia e a jornada pela biologia e pela vida de Darwin.
A edição virtual gratuita da mostra traz conteúdos da exposição e mais 5 jogos e 3 animações inéditas. O site é acessível e conta com vídeos em libras, audioguia e áudio descrição.
Exposição "Darwin: Origens & Evolução"
Período: de 7 de julho a 30 de dezembro de 2021
Horários: quarta a domingo, das 13h às 20h
Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp (avenida Paulista, 1313 - em frente ao metrô Trianon Masp)
Entrada gratuita; agendamento pelo site.
Fontes