A empresa de exploração espacial Blue Origin, de Jeff Bezos, confirmou nesta quinta-feira (15) a tripulação completa do primeiro voo espacial suborbital e tripulado da empresa.
O passageiro final é, na verdade, uma substituição de última hora. O vencedor de um leilão promovido pela companhia — e que pagou US$ 28 milhões pela passagem — preferiu participar de missões futuras por "conflitos de agenda" e desistiu do voo programado para 20 de julho deste ano.
No lugar, a Blue Origin confirmou a presença de Oliver Daemen, um jovem holandês de 18 anos. Como os demais tripulantes são convidados ou envolvidos no projeto, ele é também o primeiro "turista espacial" que pagou pelo assento.
Welcome to the crew, Oliver! We’re grateful to have you as our first customer to mark the beginning of commercial operations. #NSFirstHumanFlight https://t.co/gwZ6qBOFpi pic.twitter.com/SuOwxe2353
— Blue Origin (@blueorigin) July 15, 2021
Fascinado pelo espaço desde criança, Oliver recém terminou o ensino médio e começou um curso de aviação para obter a licença de piloto privado. Além disso, ele também iniciou estudo em Física na Universidade de Utrecht.
O pai de Oliver é Joes Daemen, um investidor de fundos privados, que foi o responsável pelo pagamento da passagem do filho. O valor não foi divulgado pela companhia.
Quase lá
Agora, o foguete New Shepard está completo: além de Oliver, estarão na viagem o fundador da empresa, Jeff Bezos, o irmão do empresário, Mark, e a veterana aviadora Wally Funk, que quase virou astronauta durante um antigo programa Mercury. Aos 82 anos, ela será a pessoa mais velha a viajar ao espaço, enquanto Oliver será o detentor do recorde de mais novo a fazer a mesma viagem.
O voo de 20 de julho foi recentemente aprovado pelo órgão regulador nos Estados Unidos e está programado para acontecer às 10 horas da manhã (horário de Brasília).
Fontes
Categorias