Neste domingo (20), os astronautas Shane Kimbrough, da NASA, e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), instalaram dois dos seis novos conjuntos de painéis solares na Estação Espacial Internacional (ISS). A caminhada espacial, que durou cerca de 6h28, foi concluída por volta das 15h10 (horário de Brasília).
Foram implantados novos conjuntos de painéis solares ISS Roll-Out Solar Array (iROSA) no lado esquerdo (bombordo) da estrutura de backbone da estação (P6), informou a NASA. Na quarta-feira (16), os astronautas realizaram outra caminhada espacial, mas tiveram atrasos técnicos na ocasião e fizeram a instalação parcial do equipamento.
Today, in a spacewalk lasting 6 hours and 28 minutes, @Astro_Kimbrough of NASA & @Thom_Astro of @ESA completed deployment of the first of a set of new roll-out solar arrays to augment the @Space_Station's power supply: https://t.co/XTaEtl4Rrq pic.twitter.com/JgnbFTQgFF
— NASA (@NASA) June 20, 2021
Esta é a quarta vez que Pesquet realiza uma caminhada espacial, enquanto Kimbrough realizou sua oitava.
Próxima caminhada agendada
"Kimbrough e Pesquet desdobraram com sucesso o painel solar, fixaram-no no lugar e conectaram os cabos à fonte de alimentação da estação para completar a implantação", disse a agência norte-americana em comunicado.
De acordo com a NASA, a segunda atualização do painel solar está prevista para o canal de energia 4B (P6). Esta outra caminhada espacial está agendada provisoriamente para a próxima sexta-feira (25).
Spacewalkers @Thom_Astro and @Astro_Kimbrough work 260 miles above the Pacific Ocean during an orbital sunrise. #AskNASA | https://t.co/yuOTrYN8CV pic.twitter.com/fkVgkMA3Ym
— International Space Station (@Space_Station) June 20, 2021
No total, a agência informa que seis dos oito canais de energia da ISS serão atualizados. Isso garantirá, entre outros, suprimento de energia suficiente para "as demonstrações de tecnologia de exploração da NASA para [o projeto] Artemis".
Fontes