O rover Perseverance chegou a uma marca histórica. O equipamento da NASA agora está há 100 dias no solo de Marte, ainda operando com a capacidade máxima e já tendo conquistado importantes recordes e pioneirismos no planeta vizinho.
A conquista aconteceu nesta terça-feira (1º) e foi comemorada pelo perfil oficial da missão no Twitter, que listou a já alta produtividade do equipamento.
100 days (sols) on Mars, and feeling productive:
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) June 1, 2021
? Tested all cameras & instruments
? Returned 75,000+ pics
? Deployed #MarsHelicopter & captured its flights
? Recorded sounds of Mars
? Extracted oxygen from atmosphere
? Started south to first exploration zone
Onward. pic.twitter.com/ER5vWebqpb
As conquistas acumuladas envolvem uma gravação com os primeiros registros em áudio de Marte, além de um vídeo da região e uma extração bem sucedida de oxigênio a partir da atmosfera. A partir de agora, o rover inicia a exploração da zona sul do local de pouso, em um ambiente inédito para os pesquisadores.
Ao todo, a Perseverance já enviou para os laboratórios da NASA mais de 75 mil fotografias, além de manter todos os sensores em pleno funcionamento — o que também é considerado um sucesso, já que até o pouso envolvia técnicas inéditas e que poderiam dar errado dada a imprevisibilidade de elementos locais.
Ela também foi responsável por transportar o Ingenuity, o primeiro helicóptero em miniatura a fazer um voo em Marte e que já realizou seis decolagens. Além de fornecer imagens do local sob novos ângulos, ele traz novas perspectivas sobre possibilidades de transporte e exploração da região.
Fontes
Categorias