Neste sábado (22), o rover chinês Zhurong iniciou a sua missão de exploração em Marte. Ele desceu da plataforma de pouso e tocou o solo por volta das 10h40 da manhã (horário de Pequim) e já se locomove pela superfície do planeta.
De acordo com a Administração Espacial Nacional da China, a previsão é de que o rover passe pelo menos 90 dias marcianos mapeando a região com suas câmeras de alta resolução.
Now I’m “literally” on Mars surface. At UTC 2:40, May 22, #Zhurong (#Tianwen1) Mars Rover drove down to the surface of the red planet from the lander. Here’s the the process captured by both front and rear cameras. First batch of scientific data will be obtained later this month. pic.twitter.com/DfCvAvLmSW
— Chinese Zhurong Mars Rover (@MarsZhurong) May 22, 2021
Ele é movido a energia solar e possui câmeras de alta resolução. De onde está posicionado, em Utopia Planitia, o Zhurong deverá iniciar a procura por sinais de gelo e monitorar o clima. A missão também deverá analisar a composição química, minerais e tipos de rocha, além de outras características físicas da superfície.
Mais imagens de Marte
A China é o segundo país a pousar um rover no Planeta Vermelho. Atualmente, além do Zhurong, há em Marte os rovers Curiosity e Perseverance, da NASA, que exploram diferentes regiões do planeta. Seu pouso aconteceu no último sábado (15) e as primeiras imagens já foram enviadas.
Rover Zhurong inicia sua exploração em marte.
Fotos divulgadas pela agência espacial chinesa mostram o rover descendo a rampa do seu módulo de pouso e tocando a superfície marciana. Ele foi enviado ao planeta em julho de 2020 a bordo da espaçonave Tianwen-1 e pesa cerca de 240 kg.
Fontes
Categorias