O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, oficializou nesta quinta-feira (22) uma nova e ousada meta do país para reduzir os impactos das mudanças climáticas. Em comunicado, Biden confirmou que o país vai estabelecer como meta uma redução de 50% nas emissões de gases danosos ao meio-ambiente até o fim desta década.
Atualmente, os EUA são responsáveis por cerca de 15% das emissões globais, sendo que a última meta ainda era da época de Barack Obama na presidência: ele previa um corte de 25% até 2030.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A medida ousada vai exigir uma preparação prévia: o governo pretende analisar cada setor da economia de forma separada, avaliando como o segmento pode ampliar a sustentabilidade sem impactos no desempenho. Governos estaduais, prefeituras e até a iniciativa privada terão mudanças e metas próprias.
Mais mudanças por aí
Os detalhes do plano devem ser revelados na Cúpula de Líderes sobre o Clima de 2021, que acontece de maneira virtual entre os dias 22 e 23 de abril deste ano. Estarão presentes na discussão representantes de mais de 40 países, incluindo o Brasil.
Vale lembrar que os EUA só recentemente voltaram ao Acordo de Paris, depois que o ex-presidente Donald Trump decidiu pela saída do grupo.
Fontes