O apresentador Jay O'Brien estava fazendo uma transmissão ao vivo no Facebook, quando um meteoro "cortou" o céu na última segunda-feira (12). O repórter se assustou ao ver a explosão e afirmou no decorrer do vídeo que "o brilho, possivelmente, era um pedaço de lixo espacial queimando em órbita". A passagem foi filmada em West Palm Beach, no Sul da Flórida (EUA).
WOAH! Big flash and streak across sky in West Palm Beach. Happened moments ago while we were on Facebook Live for a @CBS12 story.
— Jay O'Brien (@jayobtv) April 13, 2021
Working to figure out what it was. pic.twitter.com/VDl9pFtb3h
Na verdade, O'Brien gravou o momento exato em que uma superestrela cadente - ou, em termos técnicos, um meteoro do tipo bólido - explodiu ao atingir as camadas mais densas da atmosfera da Terra. O momento também foi gravado por câmeras de segurança nas regiões de Jacksonville e Miami. Várias imagens estão circulando nas redes sociais.
Segundo a American Meteor Society, organização de pesquisa no campo de astronomia, foram relatados quase 300 avistamentos do meteoro. Nas Bahamas, moradores afirmaram que ouviram um barulho muito alto e sentiram suas casas tremer, situações comuns durante a passagem de um bólido. O estrondo é causado pela liberação de energia no momento da explosão.
O satélite meteorológico que monitora relâmpagos, o GOES-16, também conseguiu capturar uma imagem da superestrela cadente:
Did you happen to see a meteor this evening? We've gotten a few reports about one that could be seen from #SWFL! Our #GOES-16 Geostationary Lightning Mapper (GLM) appears to have captured the bright meteor as it burned up off the coast #flwx pic.twitter.com/qg9pTRcWQg
— NWS Tampa Bay (@NWSTampaBay) April 13, 2021
Fontes
Categorias