A empresa Neuralink, chefiada por Elon Musk, pretende iniciar testes de implantes neurais em seres humanos ainda em 2021. A informação foi divulgada pelo próprio empresário, questionado por um seguido no Twitter.
De acordo com o fundador, a meta será respeitada "caso as coisas corram bem", o que significa que o prazo ainda está atrelado a outras previsões e pode ser modificado.
Neuralink is working super hard to ensure implant safety & is in close communication with the FDA. If things go well, we might be able to do initial human trials later this year.
— Elon Musk (@elonmusk) February 1, 2021
"A Neuralink está trabalhando muito duro para garantir a segurança do implante e está em comunicação próxima com a FDA", afirmou Musk na rede social, referindo-se ao Food and Drug Administration. Esse é o órgão federal norte-americano que supervisiona diversos departamentos de saúde, inclusive testes farmacêuticos e médicos.
A ideia mais ambiciosa de Musk com os chips implantados no cérebro e que enviam comandos para sistemas controlados remotamente é a de fazer com que pessoas tetraplégicas retomem movimentos do corpo. Só que esse plano ainda não tem qualquer previsão para ser colocado em prática, já que a Neuralink ainda levanta uma série de questionamentos por conta de suas limitações.
Recentemente, a companhia divulgou um vídeo que mostra um macaco jogando Pong com a mente, sem qualquer joystick — uma interface que impressiona, mas foi criticada por alguns pesquisadores.
Fontes