A agência espacial da China divulgou fotos de alta qualidade tiradas pela sonda Tianwen-1, a primeira do país a pesquisar Marte.
As imagens foram capturadas pela câmera da sonda entre os dias 16 e 18 de março e mostram o Planeta Vermelho em um momento raro de fase crescente. A iluminação estava mais intensa nos dois polos, o que permitiu as fotografias de ângulos diferenciados.
Confira:
Um dos polos de Marte.Fonte: CNSA
Ambas as imagens foram registradas com a câmera de resolução média da Tianwen-1, que está desde fevereiro deste ano na órbita de Marte a 11 mil quilômetros de altitude da superfície do planeta.
O atual objetivo da missão é registrar o maior número possível de fotos para definir o melhor local de pouso para a sonda — essas fotos, de maior zoom, são tiradas pela câmera de alta resolução da Tianwen-1. A tentativa de chegar em terra firme está prevista para algum momento entre maio e junho de 2021.
A outra foto, tirada dias depois.Fonte: CSNA
Vale lembrar que Marte já está com um ocupante recente: a sonda norte-americana Perseverance, acompanhada do helicóptero autônomo Ingenuity. Os Emirados Árabes Unidos também lançaram a Hope, um módulo para orbitar o planeta no início deste ano.
Fontes
Categorias