O ano de 2020 foi marcado por recordes na área de astronomia. Só no ano passado, cientistas detectaram 2.958 asteroides próximos da Terra, até então desconhecidos. A busca pelos "objetos" espaciais é importante para detectar possíveis colisões com o planeta.
Na semana passada, uma rocha de 340 metros de largura conhecida como Apophis passou próximo da Terra. O fenômeno deu aos cientistas a chance de testar o sistema de defesa planetário mundial, em que especialistas avaliam se o asteroide pode atingir a Terra. O astrônomo do planetário da Universidade do Arizona, Vishnu Reddy, explicou que o sistema funciona como uma "simulação de incêndio com um asteroide real".
O Apophis deve retornar à Terra em 2029 e chegará a apenas 40.000 quilômetros do planeta, muito próximo da região em que ficam os satélites. Esta será a primeira oportunidade para os astrônomos observarem um asteroide tão de perto.
Só no ano passado, cientistas detectaram 2.958 asteroides próximos da Terra, até então desconhecidos (Fonte: Nature/Reprodução)
Segundo Reddy, pelo menos 107 das rochas espaciais descobertas passaram pelo planeta a uma distância menor que a da Lua. A abordagem mais próxima conhecida foi de uma pequena rocha, o 2020 VT4, que passou a apenas 400 quilômetros acima do Oceano Índico.
Fontes
Categorias