Quem está acostumado a sair no horário do almoço aos domingos não se impressionou quando a astronauta Kate Rubins, da Estação Espacial Internacional (ISS), saiu para “dar uma voltinha” ontem (28) em uma caminhada sobre o Brasil, a cerca de 420 mil metros de altura.
A bióloga molecular da pequena cidade de Farmington, nos EUA, saiu do laboratório espacial para realizar trabalhos externos junto com seu colega Victor Glover, o mesmo que no sábado (27) teve um animado papo transmitido pela TV com a vice-presidente Kamala Harris, em homenagem ao Mês da História Negra.
As tarefas da caminhada no espaço, chamadas de atividades extraveiculares (EVA), incluíram a montagem e instalação de kits de modificações para atualização de painéis solares. A NASA transmitiu as 7 horas e 4 minutos do “passeio”, que terminou às 15h16 do domingo, no horário de Brasília.
Cinco voltas ao mundo em uma tarde de domingo
As astronaut Kate Rubins continues work to secure a bolt on the bracket support structures at the base of the solar arrays, the @Space_Station is flying 261 miles over Venezuela and is about to pass over Brazil. pic.twitter.com/zTcPxaplEX
— NASA (@NASA) February 28, 2021
Como a ISS orbita a Terra cerca de uma vez a cada 90 minutos, podemos concluir que a dupla bateu com folga o tempo de Phileas Fogg do romance de Júlio Verne (Volta ao Mundo em Oitenta Dias), ao circunvagar o nosso planeta quase cinco vezes em uma única tarde de domingo.
Após os astronautas retornarem para a ISS, a NASA considerou a atividade um sucesso. Esse foi o terceiro passeio de Rubins, que agora completa um total de 19 horas e 50 minutos de caminhada espacial; e também o terceiro de Glover, que chega a 19 horas e 20 minutos no espaço.
Fontes
Categorias