Nessa segunda-feira (18), um terremoto de 6,4 graus atingiu a Argentina às 23h46 (horário de Brasília) e causou estragos nas áreas próximas do epicentro, na cidade Pocito, ao norte de Mendonza e ao sul de San Juan.
Os abalos, mensurados preliminarmente pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, foram sentidos também em Santiago (Chile) e em Santa Maria (Rio Grande do Sul, Brasil). Além disso, há relatos de moradores de São Paulo sobre os efeitos do fenômeno.
?? #LaNocheDeLa10 | ???????? #EXCLUSIVO Así quedó un supermercado en Media Agua, departamento de Sarmiento en la provincia de San Juan, luego del sismo registrado en las últimas horas. ??? Vía: @drgimenezauger | @Radio10 #AM710 #SiempreLaRadio ?????? | ????https://t.co/R0B1fCLV4F pic.twitter.com/wCy8w7DDVJ
— Radio 10 (En ??) (@Radio10) January 19, 2021
Não há registros de mortos, anunciou o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica. Com profundidade de apenas 20 quilômetros, o evento é considerado raso e, por isso, com maior potencial de danos – ainda que problemas significativos não tenham sido contabilizados.
De todo modo, La Plata, Buenos Aires, Córdoba, San Juan, Rosario e Mendoza estão entre as regiões que sofreram as consequências.
Así se sintió el #temblor en Córdoba!
— Nacho López Amorín (@MeteoNacho) January 19, 2021
pic.twitter.com/1Apx8HMCfa
Sergio Uñac, governador de San Juan, pediu calma à população em seu Twitter. "Vamos colocar em prática todas as medidas que aprendemos para prevenir incidentes. Nosso compromisso é saber a extensão dos impactos do terremoto em questão e colaborar com tudo o que for necessário", declarou a autoridade
A província se juntou às forças civis e de segurança para dar as devidas respostas, assim como aos responsáveis pelos municípios, complementou Sergio.
#ULTIMAHORA
— Isa Aranjuez (@IsaAranjuez) January 19, 2021
?? Sismo de 6.8
y más de 15 réplicas en San Juan. #SismoArgentina pic.twitter.com/wQl58iLjMI
Consequências
Uma série de tremores secundários ocorreu por todo o país. Um de magnitude 5.0 atingiu uma região a cerca de mil quilômetros a leste do primeiro quase 20 minutos depois. Então, um de magnitude 4.9 ocorreu na mesma área do primeiro, seguido por um tremor posterior de magnitude 5,3.
Tava quase dormindo, me senti um pouco mareada. Olhei pro lado e a cortina do quarto estava num vaivém. Reflexos do terremoto argentino aqui em SP.
— Rita Lobo (@RitaLobo) January 19, 2021
Alguns locais, segundo Uñac, ficaram sem energia elétrica, e casas e estradas foram danificadas pelos abalos. Quatro pessoas tiveram de ser evacuadas de suas casas na cidade de Zonda. Outras três, duas crianças e um adulto, ficaram feridas.
Fontes