Do espaço, Victor Glover Jr, o primeiro homem negro a morar na Estação Espacial Internacional (ISS), gravou um vídeo emocionado com a incrível vista da Terra. Integrante do quarteto de astronautas que chegou à estação espacial na terça-feira (17), Victor não conteve a emoção ao avistar o planeta do espaço.
“O vídeo simplesmente não faz justiça, é bastante surpreendente”, comenta Victor Glover Jr no vídeo, enquanto aponta a câmera para a Terra. Rapidamente, o vídeo viralizou no Twitter, assim como vários relatos de perspectivas incríveis de astronautas durante os intervalos em suas missões espaciais.
É a primeira vez de Victor no espaço, assim como é a primeira vez que um homem negro faz parte de uma longa missão na ISS, enquanto mora na estação espacial. Não é a primeira vez que negros passaram pela estação, mas todos os demais foram por missões mais curtas.
My first video from space! Looking at the Earth through the window of Dragon Resilience. The scale of detail and sensory inputs made this a breathtaking perspective! pic.twitter.com/n7b5x0XLIp
— Victor Glover (@AstroVicGlover) November 24, 2020
A missão de Victor Glover e sua equipe tem corrido bem e o quarteto planeja morar lá por seis meses. Em coletiva de imprensa remota, Victor afirmou estar empolgado por finalmente ir para a órbita terrestre, mas que está ainda mais ansioso para trabalhar e contribuir com a comunidade científica.
“Eu vi uma tonelada de fotos, mas quando olhei pela primeira vez para a Terra pela janela, não tinha palavras. Foi uma sensação incrível, única na vida.”, comentou Victor durante a entrevista.
A luta pela igualdade, como astronauta
Victor Glover é um ativo defensor da justiça social e se orgulha pela sua posição privilegiada na equipe da ISS. “Espero que esta [missão] inspire as pessoas a manter a cabeça erguida literal e figurativamente, especialmente à medida que 2020 chega ao fim”, disse o astronauta. Antes de embarcar de vez na carreira como astronauta, Victor trabalhou como repositor em lojas de conveniência.
Para o ano que vem, a ISS espera a chegada da primeira mulher negra à estação espacial. A astronauta Jeanette Eps, norte-americana e nascida em Nova Iorque, teve toda sua vida voltada para alcançar a órbita terrestre. Ainda não há detalhes sobre sua missão.
Fontes
Categorias