A NASA está preparando diversas atividades especiais e eventos virtuais para que o público possa acompanhar o lançamento da missão Crew-1, programada para decolar no próximo dia 14 de novembro, na Flórida (Estados Unidos), rumo à Estação Espacial Internacional.
De acordo com a agência espacial americana, a “experiência de lançamento virtual” para a nova missão em parceria com a SpaceX começa na segunda-feira (9), e você já pode se cadastrar no site da Eventbrite para ter acesso a todas as atualizações. A primeira atividade é um evento de engajamento com os astronautas, marcada para as 15h15, nas redes sociais da instituição.
Na mesma data, também haverá uma conferência de imprensa, ainda sem horário definido, para tratar dos preparativos para o voo da nave Crew Dragon, impulsionada pelo foguete Falcon 9. Já na quinta-feira (12), acontece a coletiva pré-lançamento, enquanto no dia seguinte, está previsto o “briefing de contagem regressiva”, começando a partir das 10h.
A cápsula Crew Dragon vai à ISS pela segunda vez em 2020.Fonte: NASA/Divulgação
Para aumentar o engajamento do público, a NASA distribuirá passaportes virtuais para o lançamento, que podem ser baixados na página da agência e darão direito a um selo para “colar” no documento, após o início da viagem. Outra novidade preparada pela agência é a disponibilização de um material gratuito para educadores (em inglês), incluindo experimentos e atividades para crianças de até 12 anos.
Transmissão ao vivo do lançamento da Crew-1
Evento mais aguardado desta série de atividades, o lançamento da missão Crew-1 terá transmissão ao vivo da NASA TV, a partir das 17h (horário de Brasília), no sábado (14). A decolagem também poderá ser acompanhada pelo YouTube e no site da SpaceX.
A nave Crew Dragon partirá às 21h49 (horário de Brasília), do Centro Espacial Kennedy, levando três astronautas americanos e um japonês, que vão passar cerca de seis meses no laboratório orbital. Ela deve se acoplar à Estação Espacial no domingo, por volta das 6h20.
Categorias