Assim como em outubro, o mês de novembro terá muitas atrações para os amantes da astronomia, já começando nesta quarta-feira (4), com uma chuva de meteoros que pode gerar belos registros fotográficos.
E tem mais vindo por aí, incluindo outra chuva de meteoros, eclipse lunar e lançamentos espaciais, como a aguardada missão Crew-1, realizada pela NASA em parceria com a SpaceX.
Destaques do mês
Confira os principais destaques do calendário astronômico de novembro:
4 e 5 de novembro
A chuva de meteoros Táuridas, resultado da poeira do asteroide 2004 TG10 e do cometa 2P Encke, terá seu pico nesses dois dias. Ela poderá ser visualizada na direção da constelação de Touro.
Chuva de meteoros.Fonte: Unsplash
10 de novembro
Mercúrio estará em seu ponto mais alto no horizonte, uma ótima chance para observá-lo, ao final da noite. Basta olhar na direção leste, momentos antes do Sol nascer.
12 de novembro
Conjunção entre a Lua e Vênus, antes do amanhecer, na direção leste.
14 de novembro
Nova data agendada para o lançamento da missão Crew-1, que partirá de Cabo Canaveral, nos EUA, às 20h49 (horário de Brasília), impulsionada pelo foguete Falcon 9.
A Crew-1 tem decolagem prevista para o dia 14.Fonte: Unsplash
17 e 18 de novembro
Pico da chuva de meteoros Leonídeos, fruto da poeira do cometa Tempel-Tuttle. Para observá-la, olhe em direção à constelação de Leão.
19 de novembro
Conjunção entre a Lua e Júpiter, mais cedo, e entre a Lua e Saturno, posteriormente.
Conjunções da Lua.Fonte: Unsplash
25 de novembro
Conjunção entre Lua e Marte, logo após o pôr do Sol.
30 de novembro
O mês termina com o eclipse lunar penumbral, fenômeno que será visível em áreas das Américas e da Ásia, além do oceano Pacífico.
Apps que ajudam na observação
Para localizar os eventos astronômicos de novembro observáveis a olho nu, use apps como Star Chart, Google Sky Map, Stellarium e Apenas uma Bússola. Eles ajudam a encontrar os objetos no céu.
Fontes
Categorias