A última missão de reabastecimento para a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) lançada na última sexta-feira (2) levou a bordo uma carga que promete muitas emoções: uma câmera 3D feita sob medida, projetada para capturar conteúdos em 360 graus no espaço.
O dispositivo será utilizado para filmar, pela primeira vez na história, uma caminhada no espaço em realidade virtual imersiva. A câmera é resultado de uma parceria entre Felix & Paul Studios, TIME Studios e a empresa de serviços espaciais NanoRacks.
O objetivo da nova câmera será fazer imagens que serão usadas na produção de um episódio da série de TV Space Explorers: The ISS Series. Para isso, o dispositivo será montado no implantador Kaber Micro Satellite da NanoRacks, que fornecerá energia para funcionamento do aparelho através do braço robótico Canadarm2 que a ISS utiliza para receber cargas externas.
Segundo a equipe de produção, o braço robótico funcionará como uma grua de um set de filmagens comum, para captar todos os movimentos da caminhada espacial de dois astronautas reais da ISS.
A câmera "espacial"
Fonte: Felix & Paul Studios/DivulgaçãoFonte: Felix & Paul Studios
Quanto às especificações técnicas, a câmera de realidade virtual (VR) inclui nove sensores 4K diferentes, que capturam imagens de diversos ângulos, que são posteriormente renderizadas num resultado final de 360 graus, com qualidade de resolução de 8K.
O modelo da câmera é uma Z Cam V1 Pro, com algumas adaptações introduzidas pela NanoRacks para operar em condições hostis, como o vácuo, radiação UV, radiação ionizante, plasma, e variações extremas de temperatura que podem ir de -157 a +120ºC, dependendo da exposição ao sol, entre outras.
Portanto, a caixa da câmera é hermeticamente fechada, inclui um escudo de radiação de alumínio, e um sistema interno climatizador que tanto aquece como resfria, permitindo que a câmera “sobreviva” a uma exposição ao espaço por pelo menos uma semana.
Fontes